Vila Bela da Santíssima Trindade (520km de Cuiabá) foi o único município de Mato Grosso a receber o MovCEU, uma van adaptada oferecida pelo Ministério da Cultura (MinC) para levar expressões culturais a locais mais afastados do centro. A gestão do veículo é da Secretaria Municipal de Cultura e, nessa quarta-feira (25), esteve no Centro de Convivência Vila Vida, com os idosos, em uma ação com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho.
O MovCEU é um programa do MinC que consiste em uma van equipada para levar cultura a pequenas cidades, assentamentos rurais e populações tradicionais em territórios afastados dos centros urbanos. As vans contam com estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, palco montável, projetor e telão, além de recursos que permitem apresentações, cinema ao ar livre e oficinas de formação artística e produção cultural. Também possuem kit de livros, computadores, microfones/headphone, câmera fotográfica/filmadora, gravadores de som, software de edição de áudio e vídeo, tela de led, cadeiras e mesas dobráveis e caixas de som.
“Quando solicitamos ao Ministério da Cultura à adesão ao MovCEU, nós fizemos um apanhado histórico sobre Vila Bela, com seus 272 anos de existência, primeira capital de Mato Grosso, o berço da cultura de Mato Grosso, de cultura de descendência africana que existe há mais de 200 anos no município. Fizemos todo um apanhado histórico que conta a grandeza e a beleza e a importância da nossa cultura com destaque nas duas danças que exemplificam Vila Bela: o congo e o chorado”, explica a secretária municipal de Cultura, Czarina Brito, sobre como a cidade foi contemplada pelo programa.
Receberam vans do programa 23 municípios em 19 estados brasileiros. Além de Vila Bela, foram contemplados: Goiás (cidade) e Cavalcante (GO); Xapuri (AC); Codajás (AM); Ibipeba e Pé de Serra (BA); Alto Santo (CE); Muqui (ES); Ubaí e Santa Fé de Minas (MG); São Félix do Xingu (PA); Juazeirinho (PB); Inhuma e São Pedro do Piauí (PI); Jardim Alegre (PR); Paraty (RJ); Serrinha dos Pintos (RN); Cantá (RR); Pontão (RS); Correia Pinto (SC); Monte Alto (SP) e Colinas do Tocantins (TO).
No lançamento do programa, no fim de agosto, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância de criar mecanismos de nacionalização das manifestações culturais. “Tem lugares no Brasil que nunca tiveram acesso a nenhum tipo de equipamento cultural, principalmente aqueles lugarejos mais distantes. A ideia foi criar uma maneira de fazer com que as ações da cultura chegassem”, declarou.
A iniciativa do MinC é voltada a locais com concentração de famílias de baixa renda, em municípios com menos de 20 mil habitantes, que tenham dificuldade na construção de equipamentos públicos, seja em áreas rurais ou urbanas, e em especial os locais ocupados por povos e comunidades tradicionais.
Vila Bela da Santíssima Trindade tem pouco mais de 16 mil habitantes, mas distribuídos em um território de 13.484,710 km², segundo o IBGE. “O MovCEU vai atender diferentes áreas do município dando prioridade às áreas rurais. Nós temos muitas comunidades distantes até 200km da sede do município. Existem também as áreas de fronteira com a Bolívia e grande parte dessas áreas fronteiriças não conhece a nossa cultura, porque fica longe o acesso, principalmente na participação de nossa festança tradicional que acontece no mês de julho há mais de 200 anos”, conta Czarina sobre o planejamento de atuação.
A primeira ação com o MovCEU foi a oferta da oficina “Elaboração de Projetos: Na Prática”, oferecida pelo Comitê de Cultura de Mato Grosso, no dia 11 de setembro. “Neste mês de setembro, nós iniciamos os trabalhos nas escolas urbanas”, contextualiza Czarina, explicando que a van da cultura já passou pela Escola Estadual Quilombola Avelina Leite de Brito e pela Escola Municipal Ricardo Franco, além de centros educacionais infantis.
A parceria do programa MovCEU ocorre diretamente entre o município contemplado e o Ministério da Cultura e, para realizar em Vila Bela da Santíssima Trindade, a Secretaria Municipal de Cultura também tem disponível o suporte do escritório estadual do MinC e o Comitê de Cultura de Mato Grosso.
*Sobre o Escritório do MinC em Mato Grosso*
Cuiabá é sede do Escritório do Ministério da Cultura em Mato Grosso e a equipe realiza atividades de articulação com o Estados e os municípios mato-grossenses, executa as políticas públicas culturais federais e atende os cidadãos sobre a aplicação de tais políticas.
É gerido por uma organização da sociedade civil selecionada por edital do MinC, atendendo ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (Portaria MinC nº 64/2023), coordenado pela secretária Roberta Martins. Em Mato Grosso, a responsabilidade é do Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), sob coordenação de Plínio Marques, Vannessa Jacarandá e Romulo Fraga.
O Comitê de Cultura é responsável por ações de formação, mobilização pública e comunicação sobre as políticas culturais em Mato Grosso, em territórios prioritários aprovados na concorrência pública.