A Unimed Cuiabá foi vítima de um ataque cibernético na madrugada da segunda-feira (18), que resultou na indisponibilidade temporária do sistema informatizado de liberação de solicitações de atendimento médico, como consultas, exames e internações.
Embora o ataque cibernético tenha comprometido parte do funcionamento da rede de tecnologia da Cooperativa, a rede de dados pessoais e dados sensíveis não foi acessada.
Desde as primeiras horas da segunda-feira (18), técnicos da Unimed Cuiabá e de empresas especializadas estão atuando para restabelecer a regularidade do sistema. Contudo, nenhum atendimento deixou de ser feito.
Já na segunda-feira, de imediato, a Unimed Cuiabá viabilizou guias e formulários médicos para preenchimento manual e garantia total de atendimento. Com isso, o cliente pode se dirigir à rede credenciada munido de documento com foto e a carteira do plano de saúde dentro da validade, que será atendido.
Canais exclusivos para o envio desses registros pelos médicos e rede prestadora (e-mail, telefone, WhatsApp) também foram disponibilizados. A Unimed Cuiabá orientou cooperados e rede prestadora sobre como proceder diante da grave situação e também direcionou equipe de auditoria médica para garantia do fluxo operacional no hospital e clínicas próprias.
Já as orientações aos beneficiários da Unimed Cuiabá foram amplamente disseminadas por canais institucionais (site e app) e veículos de comunicação. A Cooperativa destaca que, independentemente da forma que o atendimento for registrado, digital ou manualmente, será cumprido o escopo de serviços oferecidos aos clientes, sem prejuízo ao atendimento assistencial.
A Unimed Cuiabá reforça que o ataque sofrido afetou apenas o sistema de autorizações. Os dados da cooperativa e dos clientes não foram acessados. Por fim, segue à disposição para dúvidas e esclarecimentos, atuando para restabelecer o sistema o mais rapidamente possível.