Terça-feira, 17 de Setembro de 2024

CIDADES Terça-feira, 10 de Setembro de 2024, 14:30 - A | A

Terça-feira, 10 de Setembro de 2024, 14h:30 - A | A

LANÇAMENTO E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO

Somos coloridos, um guia para entender o 'Letramento LGBTQIAPN+'

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

O livro “Somos Coloridos" - Guia de Letramento LGBTQIAPN+” foi um título lançado pela Umanos Editora na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 8 de setembro, maior palco literário da América Latina, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

A autora dessa obra é a drag queen Nelly Winter, a primeira artista drag mato-grossense a publicar em diversas obras de antologias poéticas, também atua como palestrante. Este livro marca a carreira literária dela como autora individual.

A finalidade do livro, o primeiro guia de letramento LGBTQIAPN+ escrito por uma drag queen, é desmistificar rótulos impingidos à comunidade e mostrar como todas as pessoas são normais, o que buscam é o respeito e a equidade. E o que o leitor vai encontrar nessa obra são respostas para muitas perguntas.

A primeira delas é sobre o que é a sigla LGBTQIAPN+. Além de outras abordagens que permeiam a comunidade como banheiro unissex, linguagem neutra, saúde mental, desafios atuais e persistência da discriminação, além da importância da representatividade nas grandes mídias. E mais, o que há sobre dispositivos legais em favor da comunidade.

Nelly Winter é uma figura inspiradora. Iniciou a trajetória artística como drag queen em 2001, animando festas. Tornou-se uma militante, palestrante, mestre de cerimônias, podcaster, escritora e poetisa engajada em debater assuntos tabus na sociedade.

Em 2006 ganhou o concurso miss Drag Queen. Já foi censurada, mas não desistiu dos objetivos. Em 2022 e 2023 participou das antologias poéticas: "VERSA - Bardos Em Linhas" e "RIMAS - versas e bardos", publicou também em Collab com outras 04 drag queens o livro: "DRAG QUEENS - arte, cultura e sociedade". Em 2024 organizou e publicou poemas na antologia poética: "MENESTREL - Bardos, versos e rimas", todos os títulos pela Umanos Editora.