É nesta sexta-feira (13) o espetáculo “Um Show de Saúde Mental”, evento para marcar a campanha nacional de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. A iniciativa é da musicoterapeuta e psicóloga Mariana Neves e da Assembleia Social (Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura da ALMT) e o objetivo é oferecer uma abordagem diferenciada para sensibilizar para a temática: a música. É o momento de pensar formas de acolher as pessoas em sofrimento psíquico e lembrar a todos que falar é a melhor solução.
O espetáculo será às 19h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e a entrada é solidária: um brinquedo novo ou em bom estado, a ser entregue diretamente na portaria. É importante reservar o ingresso pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/um-show-de-saude-mental/2578521) e é traga diretamente antes do show um brinquedo novo ou em bom estado.
“Um Show de Saúde Mental é um musical terapêutico com o intuito de provocar reflexões a respeito da saúde mental, abordando temas como ansiedade, depressão e luto por meio da música. [...] Todas as canções foram escolhidas a partir da letra e melodia para nos ajudar a transmitir a mensagem principal do evento: a valorização da vida e prevenção ao suicídio”, contextualiza a idealizadora e cantora da noite, Mariana Neves.
A multiprofissional Mariana Neves escolheu um repertório de músicas de artistas como Marisa Monte, Falamansa e Renato Russo. Dividem o palco com a psicóloga-cantora os músicos Paulo Roberto de Melo e Wennder Martins.
Entre uma música e outra, Mariana trará reflexões a respeito do Setembro Amarelo, de forma poética, a fim de trabalhar alguns conceitos importantes e complementar a experiência sensorial do público.
“Desde que me entendo por gente sempre tive o sonho de criar um evento como esse, e há 8 meses temos nos dedicado a construir todas as etapas para que ele se tornasse realidade. No meu trabalho enquanto psicóloga e musicoterapeuta, percebo e reforço todos os dias a importância da comunicação em todas as áreas da nossa vida, e a música, assim como todas as formas de arte, contribui justamente para impulsionar a expressão de cada um”, complementa.
Dani Paula Oliveira, superintendente da Assembleia Social e diretora do Teatro Zulmira Canavarros, reforça a importância da campanha de combate ao suicídio. “Todos os anos, pensamos uma forma de chegar aos corações e mentes aflitos durante o Setembro Amarelo. E, geralmente, nossa participação envolve produção artística, porque sabemos o poder da arteterapia. Desta vez, a Mari nos procurou com esse projeto lindo, que abraçamos, e temos certeza que será muito emocionante”, comenta.
A realização do show é da psicóloga Mariana Neves, da Assembleia Social e do Teatro Zulmira Canavarros e o evento tem apoio do Instituto da Mente, da Escola da Voz Guilherme Canavarros, de Nefertiti Beleza Afro e de Bonifácia Design Gráfico.