Na próxima quinta-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde realizará, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, reliza o ‘Dia D’ Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca.
A ação acontecerá nos Centros de Especialidades Odontológicas Dom Aquino, Jardim Vitória, Planalto, Tijucal e Verdão, das 08h às 11h e tem como objetivo alertar a população sobre o aumento de casos, orientar a respeito de medidas preventivas e, sobretudo, fazer a busca ativa das lesões potencialmente malignas através de um exame clínico detalhado.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apenas este ano, 15 mil novos casos de câncer de boca poderão ser diagnosticados no Brasil – a maioria em homens (cerca de 11 mil). Deste total, aproximadamente 40% dos pacientes morrem pela incapacidade de controle locorregional da doença e 24% apresentam metástases à distância, em virtude da detecção tardia da doença.
Segundo o diretor da Atenção Bucal da SMS, Cleiton Miranda Lima, o maior índice está entre os fumantes e pessoas que ingerem muito álcool, seguido por indivíduos que levam estilos de vida pouco saudáveis e por aqueles que são portadores do vírus do papiloma humano (HPV). Considerando o atual cenário, o ‘Dia D’ também atuará na sensibilização a respeito das condições de risco que podem ocasionar a doença.
“Neste ‘Dia D’, além da busca ativa para os possíveis casos de câncer de boca, orientaremos sobre a correta higienização bucal e sobre os principais fatores que podem ocasionar a referida doença, dentre os quais temos o hábito de fumar, usar narguilé, cigarro eletrônico e de beber em excesso.
Além disso, os pacientes que desejarem se livrar dos vícios, especialmente do fumo, serão encaminhados para os Centros de Saúde e Programas de Saúde da Família (PSFs), que realizam trabalhos contra o tabagismo, ofertando os devidos acompanhamentos”, concluiu Miranda.