A área de “Serviços essenciais” se mantém no topo do ranking, com 2.244 registros - 70% do total de registros no Sindec. Energia elétrica segue como o serviço mais reclamado, com 1.656 reclamações registradas através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e 175 pela plataforma consumidor.gov.br - um total de 1.749 registros.
Atrás de energia aparecem: “Água/Esgoto”, com 342 reclamações, e “Telefonia Celular”, com 156. Nos três assuntos que ocupam o topo do ranking, a cobrança indevida/abusiva é o problema mais reclamado pelos consumidores, sendo: “Energia elétrica” com 1.574; “Água/esgoto”, 315; e “Telefonia Celular”, com 108.
Em segundo lugar no ranking aparece a área de de "Assuntos Financeiros", que fechou outubro com 457 reclamações, sendo: 149 registros para o assunto “Banco Comercial”, 126 para "Financeira" e 74 para “Cartão de Crédito”.
A terceira posição ficou com a área “Produtos”, com 196 registros. Para o assunto “Telefone (Convencional, Celular, Interfone)” foram 28 reclamações; “Internet”, 14; e “Acessórios para Aparelho Eletrônico (Agulha, bateria, etc.)”, 12.
A área “Serviços Privados” ficou na quarta posição, com 184 registros. No assunto “Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)” foram registradas 28 reclamações; “TV Por Assinatura ( Cabo, Satélite, Etc.)” teve 27; e “Informática (Ex.:Provedor de Acesso a Internet)”, 21 registros.
A área “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 52 reclamações. Em seguida aparece a área “Alimentos” com 28 registros. A sétima e última posição do ranking é ocupada pela área "Habitação", com 10 registros.
Atendimento online
Pela plataforma www.consumidor.gov.
Confira a lista
Serviço no consumidor.gov.br | Reclamações | |
1º | Serviços Financeiros | 518 |
2º | Telecomunicações | 444 |
3º | Água, energia e Gás | 175 |
4º | Produtos de telefonia e informática | 105 |
5º | Demais Produtos | 52 |
6º | Transporte | 74 |
7° | Demais Serviços | 52 |
8° | Produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos | 34 |
9º | Saúde | 29 |
10º | Turismo/Viagens | 11 |
11º | Educação | 2 |
12º | Alimentos | 2 |
13º | Habitação | 0 |
As área “Habitação”não teve registro pelo consumidor.gov.br no mês de novembro.