Domingo, 22 de Dezembro de 2024

CIDADES Sexta-feira, 06 de Setembro de 2024, 10:14 - A | A

Sexta-feira, 06 de Setembro de 2024, 10h:14 - A | A

AÇÃO DO BEM

Mostra Fotográfica das Vítimas do Feminicídio sensibiliza a população na Praça Alencastro

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas do Feminicídio, uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, estará disponível para visitação na Praça Alencastro nesta sexta-feira (6), das 8h30 às 17h30. Organizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, a exposição faz parte das ações do ‘Agosto Lilás’, uma campanha voltada à conscientização e ao combate à violência contra a mulher.

Com o tema "Feminicídio: Um crime contra a equidade", a mostra exibe doze painéis fotográficos que visam sensibilizar a sociedade sobre essa realidade devastadora. A violência de gênero não apenas tira a vida de mulheres, mas também desestrutura famílias e comunidades inteiras. Romper o ciclo de violência é urgente, e a conscientização de cada cidadão é fundamental para esse processo.

“Enfrentar os ciclos de violência contra a mulher requer estratégias integradas e efetivas para combater as raízes do problema e proteger as vítimas. A conscientização sobre os diferentes tipos de violência – física, psicológica, patrimonial ou moral – é um passo essencial para interromper um ciclo que muitas vezes termina tragicamente, com o feminicídio”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Para Maria Silva, comerciante da área central, a iniciativa é um convite à reflexão. "Quando todos compreendem a gravidade da violência contra a mulher e reconhecem seu papel no enfrentamento desse problema, a conscientização coletiva, aliada a políticas públicas eficazes, torna-se a chave para uma sociedade mais justa e segura para as mulheres", afirmou.

A exposição já passou pelo auditório da Fecomércio e pelo Goiabeiras Shopping, e agora encontra seu espaço na Praça Alencastro. Na próxima semana, estará à disposição do público no Fórum de Cuiabá.