Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

CIDADES Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2019, 11:29 - A | A

Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2019, 11h:29 - A | A

SESC COM UNIDADE

Moradores constroem pista de caminhada para unir comunidade em Poconé

O Bom da Notícia

Construída por moradores do bairro João Godofredo, em Poconé, a pista de caminhada em torno do campo de futebol foi inaugurada neste domingo (22.12), e agora é mais uma opção de lazer no município. O Projeto Sesc Com Unidade, iniciado em 2018, escolhe a cada ano um bairro para desenvolver um projeto colaborativo com a comunidade local.

 

No João Godofredo, o trabalho engajado com a comunidade começou em março deste ano. Com 41 anos, o bairro é o maior de Poconé e possui 1195 residências, 5300 habitantes e 124 comércios, entre borracharias, oficinas, mercado, açougue, bicicletário, salão de beleza, bares, loja de eletroeletrônicos, verduraria, sorveteria, loja de materiais de construção, lanchonetes e distribuidoras, além da Praça da Feira. De acordo com o presidente do bairro, Eudes Didimo, a escolha se deu a partir da necessidade de ter mais opções de lazer e socialização. “Hoje temos futebol aos fins de semana e a Praça da Feira. Não tínhamos outro atrativo. O objetivo é promover a socialização e união dos moradores, de jovens a adultos, pois, a partir do momento em que fazemos algo coletivo, a tendência é unir cada vez mais”, avalia. 

 

A manutenção do local será feita pelos próprios moradores, diz Eudes, orgulhoso do trabalho realizado no local. “Fazer parte dessa construção é uma alegria imensa, pois sei que vai beneficiar pessoas. Agradeço ao Sesc pela parceria, que não é de hoje, já dura mais de quatro anos, desde quando assumi a presidência do bairro, e a cada morador que se empenhou para essa construção coletiva, pois essa pista de caminhada é uma grande vitória pra todos nós e não vamos parar por aqui", completa Eudes.

 

Para a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano, presente na inauguração, o projeto é feito a médio prazo, junto com a comunidade, com diversas ações de escuta para entender quais são os desejos dos moradores para uma área ou local que já existam. No caso do bairro João Godofredo, o desejo era a reativação do campo de futebol, principalmente com a pista de caminhada. "E foi isso que fizemos, junto com a comunidade. O diferencial desse projeto é que o Sesc planta uma sementinha de potencializar e mostrar para as pessoas o quanto elas têm poder. É um projeto muito mais de empoderamento dos grupos, para que eles entendam o que podem construir de forma coletiva", destacou.

 

Ela agradeceu o bairro e os moradores por terem recebido o Sesc de braços abertos e aceitado o convite para a parceira. "Temos muito mais trabalho e possibilidades para fazer em 2020 aqui no bairro, junto com os moradores. Somos facilitadores, trouxemos pessoas com conhecimento diversos para somar ao conhecimento da comunidade e crescermos juntos", completou a superintendente do Sesc Pantanal. 

 

Segundo a coordenadora de Assistência do Sesc Poconé, Lidevina Pontarolo, a construção coletiva no bairro tem o apoio de muitas mãos. "Hoje é um dia muito especial, não queremos chamar de inauguração, porque queremos continuar, mas estamos comemorando uma etapa desse processo que estivemos juntos. Não somos nós, o Sesc, que fizemos, mas são os moradores as principais pessoas que acreditaram e se uniram para que o projeto acontecesse. Isso é muito importante pra nós", comentou.

 

Entre os principais personagens da obra, Lidevina apontou Dona Madalena, seu esposo, filhos e netos, sempre envolvidos. Era na casa dela o ponto de apoio onde eram feitos almoços, lanches e reuniões. A Elisangela é outra moradora que participou de cada etapa do processo. Ela deixava o trabalho às 16h e seguia para o campo de futebol, sempre com muito bom humor. "Pra mim foi muito importante. Se cada um do bairro fizer a diferença, nós conseguimos alguma coisa. Não vamos ficar só esperando do poder público para o bairro ficar bonito. Pudemos conhecer várias pessoas pela rede Sesc e aprendemos muito, inclusive com a ajuda de pessoas do bairro Jurumirim. Os cuidados e a conservação do local dependem de cada morador”, afirmou a doméstica Elisangela Guia da Silva. 

 

Em Poconé, o bairro João Godofredo foi o segundo a receber o projeto Sesc Com Unidade. O primeiro foi o bairro Jurumirim.