Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025

CIDADES Sexta-feira, 09 de Agosto de 2024, 13:08 - A | A

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2024, 13h:08 - A | A

TRÉGUA NO CALOR

Frente fria derruba temperatura e Cuiabá amanhece com 15°C; garoa causa vários acidentes

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

Cuiabá amanheceu com os termômetros marcando 15°C. A queda na temperatura é resultado da chegada de uma nova frente fria em Mato Grosso. Antes da queda de temperatura, na quinta-feira (7) a Capital foi coberta pela fumaça resultado de incêndios no Pantanal e nas imediações.

A previsão para sábado (10) é que o dia seja o mais frio, desde o início do mês, registrando uma mínima de 12°C e uma máxima de 27°C.

No domingo (11) deve permanecer com os termômetros registrando temperaturas abaixo do que é considerado comum na capital e a mínima deve ser de 15°C, com máxima de 33°C.

Já na segunda-feira (12), o tempo volta a esquentar e a máxima deve ser de 33°C, com mínima de 17°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo em potencial, um de mais queda da temperatura e o outro de baixa umidade em Mato Grosso nesta semana.

Segundo o instituto a queda de temperatura apresenta leve risco à saúde e o declínio deve ser entre 3ºC e 5ºC. Os meteorologistas também alertam para a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. O que apresenta baixo risco de incêndios florestais e riscos à saúde.

(Foto: Ilustração/Web)

GAROA CAUSA ACIDENTES 2.png

 Foram registradas 21 ocorrências pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), por conta da pista ter ficado escorregadia, com óleo acumulado.

Chuva fina e asfato úmido causam acidentes

E se o frio e uma fina garoa substituiu o calorão desta última quinta, trouxe igualmente alguns acidentes aos motoristas e motociclistas de Cuiabá.

Foram registradas 21 ocorrências pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), por conta da pista ter ficado escorregadia, com óleo acumulado.

Eles ocorreram em sua maioria nas avenidas Miguel Sutil, dos Trabalhadores, do CPA, Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio. Também foram notificados acidentes na Rodovia Helder Cândia, Arquimedes Pereira Lima e Tenente Coronel Duarte, popularmente conhecida como Prainha.

Em Várzea Grande, foram identificados quedas de motociclistas na Avenida Mario Andreazza, Filinto Muller e na Estrada da Guarita.

Leia nota na íntegra da Semob 

Referente a casos de óleo na pista em Cuiabá, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que:

-Assim que acionada, através dos seus agentes, a Semob se desloca até a localidade do fato e atua na limpeza das vias com o uso de pó de serra, material que faz a absorção do óleo com maior eficiência. Cada viatura possui uma quantidade significativa de material para uso em casos eventuais.

-Assim como, atua no controle de trânsito, a fim de evitar possíveis acidentes em decorrência do derramamento de óleo.

-Em casos onde o volume de óleo derramado seja grande, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) é acionado para a lavagem da pista.

-A Semob não tem competência técnica e nem legal para verificar o que ocasionou o vazamento, exceto em flagrantes. Em relação à fiscalização, há infração de trânsito para quem transitar derramando esse tipo de substância, que pode gerar sinistro, com base no Art.231 do C.T.B.