Domingo, 30 de Junho de 2024

CIDADES Quinta-feira, 27 de Junho de 2024, 18:17 - A | A

Quinta-feira, 27 de Junho de 2024, 18h:17 - A | A

TRÉGUA NO CALOR

Frente fria avança e derruba as temperaturas em Mato Grosso; Cuiabá pode registrar 14°C

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

Uma massa de ar frio chega ao Brasil e irá derrubar as temperaturas em todo país. E, conforme os meteorologistas, até Cuiabá, mesmo conhecida por seu calor exagerado, também vai esfriar e terá temperaturas mínimas de até 14°C no final de semana. 

O período de frio vai durar de 28 de junho até 2 a 3 de julho, quarta-feira, quando a mínima prevista é de 17ºC. No final de semana, não deve ser diferente, com a temperatura variando entre os 18ºC e os 29ºC. Mas apesar da frente fria na capital, não existe previsão de chuva durante o período. 

Os sinais do frio já surgiram nesta quinta-feira (27), quando a temperatura ficou mais amena, variando entre 16ºC e 33ºC.

Nesta sexta-feira (28), os termômetros em Cuiabá podem marcar entre mínima de 19°C e  máxima de 33°C.

No sábado (29), os termômetros marcam entre 19°C  e 33°C. Já no domingo, há uma  ligeira queda na temperatura com mínima que pode chegar a 14°C e a máxima de 25°C.

O frio de fato se intensifica a partir da segunda-feira (01), quando a previsão aponta mínima de 15ºC e máxima de 28ºC. Na terça-feira (02) o dia será ainda mais gelado, com mínima de 13ºC e de 34ºC. Ainda assim, o frio mais intenso deve ser sentido apenas na quarta-feira (03), quando a mínima fica em 12ºC e a máxima em 33ºC.

 

 

Municípios mais ao sul do estado devem registrar temperaturas ainda mais baixas, com possibilidade de recorde. É o caso de Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá), onde, na quarta, a temperatura mínima deve ficar em 9ºC.

Já em Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá), as mínimas podem chegar a 11°C.. Na sexta-feira e no sábado, os termômetros marcam entre 17°C e 31°C. Já no domingo, a variação fica entre 11°C e 23°C.

 

Fora do Estado

Em Mato Grosso do Sul e na faixa Leste de São Paulo as temperaturas ficarão reduzidas abaixo da normalidade, para este período, o que é comum quando massas de ar geladas poderosas avançam sobre as regiões mais centrais do Brasil.

Esta frente fria vem para quebrar o ciclo de dias quentes que se instalou no Brasil desde 5 de maio, durando até 24 de junho, especialmente na faixa central do país.

Baixa umidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu uma alerta de perigo potencial para baixa umidade relativa do ar para Mato Grosso com índices entre 20% e 30%, para os próximos dias.

Segundo o instituto, há risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. A orientação do meteorologista é de que os moradores da região evitem desgaste físico nas horas mais secas e não se exponham ao sol nos períodos mais quentes do dia. Outra dica é ingerir bastante líquido, para se manter hidratado e evitar qualquer reflexo na saúde causado pela seca.