Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

CIDADES Domingo, 17 de Abril de 2022, 08:39 - A | A

Domingo, 17 de Abril de 2022, 08h:39 - A | A

PADRE EXPLICA SIGNIFICADO

Domingo de Páscoa: ressurreição de Jesus Cristo é sinal de vitória da vida sobre a morte

Vivian Nunes / O Bom da Notícia

Domingo de Páscoa é uma data celebrada com união, comemorações e a tão esperada troca de chocolates.

Para os cristãos, a Páscoa é uma das festividades mais importantes do ano, uma vez que é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo. Ao O Bom da Notícia, o padre Henrique Fávaro, da Arquidiocese de Cuiabá, explicou que depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, e ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. 

"A Páscoa tem o sentido litúrgico com a celebração que nós nos colocamos dentro desse mistério que aconteceu no passado, e louvamos a Deus por ter vencido a morte. Domingo de Páscoa é a maior de todas as celebrações que temos na igreja católica. A morte foi vencida pelo senhor que entregou a sua vida e agora podemos ter vida nova se nos unirmos a ele, é isso que eles nos promete, quem quiser ter vida que se una a sua morte, que morra com ele e ele nos ressuccitará no ultimo dia", disse o padre.

Símbolos culturais

Ao longo dos anos, outra figura tomou conta da comemoração, o Coelho da Páscoa e os tradicionais ovos de chocolate.

O ovo é, em si, símbolo de vida e renascimento. Desde a antiguidade, esse elemento se revestiu de sentido simbólico, seja entre os egípcios que entre os persianos. Entre esses últimos, existia o costume de dar, como presente, ovos de galinha, no início da primavera. Com o tempo passou a decorá-lo, chegando assim até os nossos dias.

Outro símbolo de vida é o coelho, já desde tempos antigos. Um dos motivos que o liga à vida é a facilidade com que se procria. A relação do coelho com a páscoa seria fruto da tradição alemã.

Desta forma, o sentido desses dois símbolos em relação à Páscoa deve ser buscado na expressão de vida que eles contêm em si e a celebração nada mais é do que a celebração da vida.