Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
icon-weather 23°C 33°C

AGRO & ECONOMIA Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 17:35 - A | A

Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 17h:35 - A | A

CIRCUITO RAÍZES

Gestão da Mulher na Propriedade Rural é destaque em palestra em Itanhangá-MT

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Um grande público participou nas quatro noites do Circuito Raízes do Agronegócio, que além de palestras, também trouxe rodeio em touros e shows de artistas locais e regionais. O evento ocorreu entre quinta-feira (18) e domingo (21), e foi marcado por muita música, animação e palestras voltadas para o público do agronegócio.

Peões dos estados do Paraná, Goiás e Mato Grosso participaram da festa, que combinou entretenimento com a fomentação da economia de Itanhangá. Entre as diversas palestras oferecidas, destacou-se a de Emanuele Pinheiro Monteiro, também conhecida como Manu Monteiro, coordenadora técnica da Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso. Sua palestra sobre a gestão da mulher na propriedade rural atraiu grande atenção.

Na manhã de domingo (21), Manu Monteiro discutiu os desafios que as mulheres encontram na gestão da propriedade rural, abordando temas como equidade de gênero, participação em decisões estratégicas, acesso a recursos, conciliação de papéis, discriminação de gênero e exposição a riscos, além de assistência técnica educacional. A palestra contou com grande participação de produtoras rurais, que puderam compartilhar experiências e adquirir novos conhecimentos.

Um dos momentos mais emocionantes da palestra foi a homenagem à produtora rural Raquel Cattani, recentemente falecida tragicamente. Manu destacou o sucesso de Raquel como mãe, empresária e sucessão familiar no ramo de queijos. Raquel foi premiada no ‘3º Concurso Mundial do Queijo do Brasil 2024’, realizado em abril, em São Paulo/SP, conquistando a medalha de Ouro com o queijo ‘Nozinho Temperado’ e outra Super Ouro com o ‘Queijo Maringá’. Manu lembrou a bravura de Raquel em um relato emocionante.

“Foi uma honra compartilhar com tantas mulheres incríveis e dedicadas ao agronegócio. Nosso papel na gestão da propriedade rural é fundamental, e enfrentamos inúmeros desafios diários, desde a equidade de gênero até a tomada de decisões estratégicas. Precisamos ter acesso a recursos, conciliar nossos múltiplos papéis, e superar a discriminação de gênero e a exposição a riscos”, destacou.


Além das palestras, o evento contou com uma extensa programação que incluiu atividades típicas da cultura do rodeio e do agronegócio, como doma de potro, pega do garrote, prova da cadeira, mesa da amargura e queima do alho.
O organizador, Reginaldo Andrade, destacou a grande estrutura montada para atender tanto a população local quanto visitantes de várias cidades da região. “Nosso objetivo é fomentar o agronegócio e resgatar o rodeio raiz, compartilhando tudo isso com a nova geração e transmitindo o verdadeiro espírito do rodeio raiz. Foi uma festa linda e emocionante,” disse Reginaldo.