O estreitamento comercial entre Mato Grosso e a Índia terá avanço entre os dias 17 e 20 de setembro, quando representantes da Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) vão estar no Estado para realizar rodadas de reuniões para formalizar interlocuções iniciadas em janeiro deste ano com empresários e instituições mato-grossenses.
O pivô dessa aproximação e do fortalecimento das relações econômicas entre Mato Grosso e a Índia é o advogado Marcel Daltro, que é sócio e diretor institucional do NW Group e Nelson Wilians Advogados, sendo o responsável pelos escritórios em Mato Grosso e pela internacionalização do NWADV. Marcel, que também é Sênior Fellow da CCIB, analisa que o Estado tem um enorme potencial para se tornar um dos principais fornecedores de produtos ao país mais populoso do mundo.
“Este é um passo muito importante e estratégico para a economia mato-grossense. Sendo 2024, sem dúvidas, um marco para que nosso Estado amplie consideravelmente suas relações econômicas com a Índia, país que já ultrapassou a China em população, e que vem crescendo bem acima da média mundial nos últimos anos. Temos a oportunidade de ocuparmos protagonismo nessa relação”, avalia Marcel Daltro.
Nas rodadas de visitas que serão realizadas em Cuiabá, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Canarana, Marcel Daltro vai estar acompanhado de Guilherme França Mota, que é o gerente de Novos Negócios da Câmara de Comércio Índia Brasil.
“Será uma honra estar em Mato Grosso para me reunir com empresários, autoridades e organizações que representam os setores produtivos e consolidar esse projeto iniciado em janeiro, quando foi dado o início a apresentação das inúmeras oportunidades de negócios que podem existir entre Mato Grosso e Índia”, avalia Guilherme Mota.
Entre os objetivos das reuniões está a filiação de empresários mato-grossenses à Câmara de Comércio Índia Brasil, abrangendo tanto aqueles já exportam ou importam da Índia, e os que têm interesse em começar a estreitar essa relação.
*Câmara terá escritório em Mato Grosso*
Com a perspectiva de impulsionar as relações entre Mato Grosso e Índia, a CCIB vai instalar um escritório em Cuiabá, consolidando o projeto de fortalecimento de relações comerciais e culturais entre o maior Estado produtor de alimentos do mundo e o mercado potencial proporcionado pela Índia.
Criada em 2003, a CCIB é uma organização privada sem fins lucrativos que atualmente possui escritórios em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Nova Delhi (Índia).
As negociações para a criação do escritório da Câmara em Cuiabá começaram em janeiro, quando o presidente da instituição, Leonardo Ananda Gomes esteve na Capital e junto com Marcel Daltro se reuniu com a Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
*Relação Mato Grosso e Índia*
O município de Canarana (distante 823 km de Cuiabá) é considerado o principal produtor de gergelim em Mato Grosso, com mais de 200 mil hectares cultivados neste período produtivo, conforme informações divulgadas pelos produtores da região.
De modo geral, o Estado exportou mais de 420 mil toneladas em produtos para a Índia em 2023, totalizando US$ 597 milhões no período, maior parte desses valores é decorrente da venda de ouro e óleo de soja. No quesito importação, foram US$ 175 milhões de dólares de produtos da Índia no ano passado, principalmente em defensivos agrícolas, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.