O DuckDuckGo liberou nesta quinta-feira (22) seu navegador para Windows para todos os usuários. Por enquanto, a novidade está em versão beta, mas qualquer pessoa pode se tornar um testador - antes, os testes estavam sendo realizados com um número limitado de usuários.
O DuckDuckGo é conhecido por oferecer recursos que aumentam a privacidade, como extensões e motor de busca. Seu navegador, que vem com diversos recursos de segurança embutidos, já estava disponível para Android, iOS e Mac.
De acordo com a empresa, seus navegadores de desktop usam cerca de 60% menos dados do que o Google Chrome. "Esse é um navegador rápido e leve que torna a internet menos assustadora e menos confusa", anunciou a empresa.
Recursos do navegador DuckDuckGo para Windows
A novidade chega aos usuários com diversos recursos já conhecidos por quem utiliza os serviços da empresa. Confira:
- Gerenciamento de senhas: o navegador inclui um gerenciador próprio de senhas, que promete ser seguro e fácil de usar;
- Bloqueio de anúncios: o navegador bloqueia automaticamente rastreadores invasivos antes deles serem carregados. Como boa parte dos anúncios usam rastreadores, os usuários veem menos propaganda, e o próprio navegador otimiza as páginas para que não fiquem espaços vazios;
- DuckPlayer: com esse recurso, é possível assistir a vídeos do YouTube sem ser rastreado e evitando anúncios. Os vídeos assistidos através desta ferramenta não são considerados pelo YouTube para gerar recomendações;
- Gerenciamento de cookies: o navegador automaticamente seleciona as configurações mais privadas de coleta de cookies de todos os sites, ocultando pop-ups de consentimento;
- Botão Fire: com esse botão, é possível excluir todos os dados de navegação com um só clique;
- Criptografia: o navegador do DuckDuckGo promete que criptografa os sites visitados de forma mais completa em relação aos concorrentes;
- Proteção de e-mail: ao fazer cadastros em sites, os usuários podem escolher ocultar seus endereços de e-mail ao utillizar endereços @duck.com exclusivos.
Fase de testes
Por enquanto, o navegador do DuckDuckGo para Windows está em fase de testes. A empresa alerta, portanto, que nem todos os recursos dos navegadores para Mac, Android e iOS estão disponíveis no Windows, e que alguns problemas podem surgir durante o uso. Neste primeiro momento, o navegador não permite o uso de extensões de terceiros.
"Durante nosso breve período beta fechado, coletamos comentários dos testadores e fizemos melhorias para atender ao máximo possível dessas necessidades, mas ainda não testamos todas as configurações, portanto, se você encontrar algum problema, envie comentários", pede a empresa.
Fonte: Tecnologia