A executiva estadual da Juventude do PSDB de Mato Grosso está pedindo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) celeridade no julgamento de processos contra 4 vereadores por Cuiabá que tiveram os mandatos cassados na primeira instância. Trata-se de Elizeu Nascimento (PSDC), Abílio Junior (PSC), Sargento Joelson (PSC) e Marcran Santos (PRTB).
Caso a cassação seja confirmada pela Corte Eleitoral, os parlamentares devem recorrer da decisão fora do mandato, o que beneficiaria candidatos do partido que não conseguiram se eleger. Dentre os beneficiados estaria o ex-vereador Maurélio Ribeiro (PSDB), que disputou a reeleição, mas não conseguiu retornar à Câmara Municipal.
Outros beneficiados com as cassações seriam Luís Cláudio (PP), Luciana Zamporini (PMB) e Arilson Silva (PT).
“Não podemos continuar sendo representados por aqueles que cometeram fraude e não cumpriram com a Lei n° 12.034, e mesmo assim continuam exercendo a representação popular perante a sociedade cuiabana. Pedimos o cumprimento da justiça já, levando-se em consideração a obrigatoriedade dos partidos políticos reservarem 30% das vagas para pessoas do sexo feminino e o respeito à vontade popular”, diz trecho do manifesto divulgado pelo grupo tucano.
Todos os vereadores cassados em primeira instância foram condenados a perda do mandato por não respeitaram a cota feminina na formação da coligação. Todos, entretanto, ainda continuam exercendo o mandato, pois as ações ainda não transitaram em julgado.