Apesar da defesa pela valorização dos educadores, proposta não atingiu os 14 votos necessários para derrubar parecer da CCJR.
A proposta da vereadora Baixinha Giraldelli (SOL), que previa a criação de salas de descanso para professores da rede municipal de ensino, foi rejeitada pela Câmara Municipal de Cuiabá por um voto. Para que o projeto continuasse tramitando, seriam necessários 14 votos — maioria simples do plenário. No entanto, apenas 13 parlamentares se posicionaram a favor da derrubada do parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que considerou o projeto inconstitucional.
Outros 10 vereadores acompanharam o parecer da Comissão, impedindo a continuidade da matéria. Três parlamentares se ausentaram no momento da votação.
Baixinha lamentou o resultado e defendeu a proposta como uma medida de cuidado com a saúde física e mental dos educadores.
“A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade. E os professores, como agentes essenciais nesse processo, têm a responsabilidade de instruir, orientar e formar cidadãos preparados para os desafios do futuro”, argumentou.
Segundo a vereadora, a iniciativa não buscava gerar novas despesas, mas sim sensibilizar a gestão municipal sobre uma demanda urgente nas unidades escolares.
“É preciso enxergar que não se trata de impor gastos ao Executivo, mas de sinalizar que os professores precisam de dignidade no ambiente de trabalho. Eles passam horas entre uma aula e outra sentados em cadeiras duras. Isso é inadmissível”, afirmou.
Ela também lembrou que o município recebe recursos federais, como os oriundos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que podem ser direcionados a ações de bem-estar e valorização dos profissionais da educação.
“Precisamos valorizar esse profissional, oferecendo suporte à sua saúde mental e qualidade de vida no exercício do ensino. Todos devemos entender que é nosso dever dar dignidade aos trabalhadores da educação”, concluiu Baixinha.
Com a rejeição, o projeto foi arquivado.