Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (15), a deputada estadual Janaina Riva (MDB), disse que o veto do presidente da República, Lula da Silva (PT), ao projeto que proíbe as ‘saidinhas’ de detentos para visitar familiares, ‘vai na contramão de tudo aquilo que sociedade há tempos está ansiando e desejando’.
“Vejo que o Governo Federal vai na contramão de tudo aquilo que a sociedade está ansiando e desejando, que é um Brasil com menos violência, com menos compadrio para com os criminosos, onde eles têm direito a saidinha e regressão de pena”, disse
Segundo a deputada, o veto surge como um ‘desrespeito’ ao sargento Roger Dias, de 29 anos, morto durante um confronto contra dois suspeitos em Belo Horizonte. E ainda, claro, contra todos aqueles bandidos que praticaram crimes violentos que, igualmente, precisam ter as ‘saidinhas’ proibidas. Já que Lula apenas sancionou a proibição de saídas para aqueles que praticaram crimes hediondos.
“Este veto é um desrespeito ao sargento Roger Dias e à sua família. Até porque este projeto foi criado após um bandido. com 18 passagens pela polícia. assassinar em uma saidinha de Natal o sargento Roger Dias [...] Não adianta só acabar com a saidinha como o governo manteve para os crimes hediondos! Crimes violentos também não podem ser permitidos, estes criminosos não podem usufruir da saidinha que é um benefício”, pontuou.
Entenda
No dia 11 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou projeto de lei das ‘saidinhas’ que propôs liminar as saídas temporárias de presos no país. No entanto, vetou o trecho principal do texto: o fim da saída de detentos para visitar familiares. A saída vale para presos em regimes semiabertos por conta do ‘méritos prisionais’, como bom comportamento.