A deputada federal Gisela Simona (UB) assinou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca o fim à escala de trabalho 6×1, defendida pela parlamentar Erika Hilton (PSOL-SP).
A proposta foi apresentada em 1º de maio deste ano inspirada no movimento Vida Além do Trabalho[VAT] por meio de uma petição online.
São necessárias 171 assinaturas para a PEC começar a tramitar na Câmara Federal. O assunto tem gerado grande repercussão nas redes sociais e divide opiniões.
Gisela ressaltou a importância de um ampla discussão sobre a jornada de trabalho no país.
“Assinei a PEC 6x1. Acredito que seja importante uma discussão da jornada de trabalho no Brasil. Não concordo com o texto inicialmente apresentado pela deputada Eroka Hilton, porque precisamos aprofundar a discussão para evitar que a própria classe trabalhadora seja prejudicada. Mas o parlamento precisa encontrar uma saída que concilie os interesses dos trabalhadores e dos empregadores. Fazer o debate é o papel dessa Casa e como representante do povo não posso ignorar a vontade popular de encontrar uma alternativa para esse problema”, disse a deputada mato-grossense.
A escala 6x1, normalizada pela atua legislação trabalhista, estabelece uma folga a cada seis dias trabalhados. Para Gisela, a experiência de outros países pode servir de subsídio para a discussão no Brasil.
“A experiência de outros países, a opinião técnica de especialistas, o depoimento de trabalhadores e empregadores podem servir de subsídio importante para o debate”, acrescentou.
Até o momento, além de Gisela, apenas o deputado federal Emanuelzinho (MDB), assinaram a PEC.