Sábado, 29 de Junho de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 26 de Junho de 2024, 17:10 - A | A

Quarta-feira, 26 de Junho de 2024, 17h:10 - A | A

QUEDA DE BRAÇO ELEITORAL

'Falácias, sou favorável à nova licitação para administrar o BRT'", diz Botelho sobre acusações de Abilio

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

À jornalistas, o presidente da Assembleia  Legislativa, Eduardo Botelho (UB) assegurou nesta quarta-feira(26), que é favorável à realização de nova licitação para escolher a empresa que irá administrar o BRT [Bus Rapid Transit]. Ao rebater as acusações do deputado federal Abilio Brunini (PL) que garantiu que a concessão do modal será repassada pelo Governo do Estado, para as empresas ligadas à família de Botelho.

Na visão do presidente, as declarações do deputado e, igualmente, pré-candidato, não passam de falácias. “Eu posso dizer que são falácias e que eu defendendo, inclusive, que seja licitado. Eu defendo que faça uma nova licitação para não haver qualquer pré-julgamento. Só isso que tenho a dizer. Inclusive, não está decidido inclusive esta questão. Pela informação que nós temos pelo secretário eles estão focados na obra, depois na compra dos ônibus e depois na questão operacional. Mas, eu, antecipadamente, já defendo que se faça uma licitação”, disse.

Na última segunda-feira (24), em entrevista na Rádio Cultura FM  Abílio Brunini disse que o BRT quando finalizado será operado pelas empresas que já administram o transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande, .

"Não vai ter uma licitação para administrar o BRT, ele será repassado para as empresas que hoje administram o transporte coletivo e quais são as empresas? A empresa CMT, que faz Cuiabá e Várzea Grande, que é do irmão do deputado Eduardo Botelho. A empresa União Transporte, em Várzea Grande, que é do irmão do deputado Eduardo Botelho. Em Cuiabá tem uma empresa chamada também Integração de Transporte, que faz parte do consórcio, que também é do irmão do deputado Eduardo Botelho”.

À imprensa, Botelho ainda aproveitou para alfinetar Abílio e dizer que sua interpretação foi uma falta entender a língua portuguesa. “Primeiro, tem que entender a língua portuguesa. Poderia é uma coisa, vai ser é outra coisa”, disse o parlamentar.

Entenda

O deputado federal e pré-pré-candidato a prefeito de Cuiabá pelo PL, Abilio Brunini, depois de entrevisa na última segunda-feira (24), à Rádio Cultura FM, reforçou denúncia na terça-feira (25), no programa de TV "Passando a Limpo" conduzido pelo jornalista Ângelo Corbelino, que o sistema do BRT, após ter a obra concluída pelo governo do Estado, vai ter o sistema operacional conduzido por empresas de familiares do atual presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho, pré-candidato a prefeito de Cuiabá pelo União Brasil.

"É o empresário Rômulo Botelho, irmão de Eduardo Botelho, que vai explorar a concessão do BRT. São empresas de propriedade dele que exploram o transporte de ônibus de Cuiabá, que vai gerenciar o BRT. Com qual critério? Com qual comprometimento de capacidade técnica e prestar serviços de qualidade?"

Nota do Paiaguás

Por meio de nota o Governo de Mato Grosso informa que:

- A fase atual é de construção do sistema viário do BRT, como determina o edital de licitação e contrato firmado com o consórcio responsável pelas obras;

- Quanto à operação do Sistema BRT, a licitação ainda será realizada.