O deputado Diego Guimarães (Republicanos) pediu celeridade por parte do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá (CMS) para autorizar a transferência do contrato do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) para o governo do estado. Além disso, o parlamentar cobrou do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a quitação dos repasses, atualmente em atraso, que prejudicam o funcionamento da unidade e o atendimento a milhares de pacientes oncológic
A estadualização do contrato foi articulada ao longo dos últimos meses, a pedido da direção do hospital, e aceita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT). Além de realizar os pagamentos em dia, ao contrário do que a Prefeitura de Cuiabá tem feito, a gestão estadual apresentou uma proposta que vai praticamente dobrar os repasses ao hospital, ampliando o número de pacientes atendidos.
“O Hospital de Câncer de Mato Grosso é referência para pacientes daqui e de outros estados e, há algum tempo, sofre com os atrasos por parte do município. Para os pacientes oncológicos, o tempo pode representar a diferença entre a viver ou não. Por isso, peço que o Conselho Municipal de Saúde resolva esta situação o quanto antes”, pontuou Guimarães.
No início do ano, as conversas para a transferência do contrato do HCanMT para a gestão estadual foram iniciadas. As conversas avançaram e no início de julho a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) apresentou uma proposta para assumir o contrato, aumentando em mais de 93% os valores repassados atualmente pelo município.
A Prefeitura de Cuiabá aceitou a proposta de transferência e, atualmente, o tema está em discussão no âmbito do Conselho Municipal de Saúde (CMS), responsável por concluir o processo. Até o momento, não há um prazo para a conclusão desta etapa da estadualização do contrato.