Mesmo sendo do mesmo partido que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o deputado estadual e médico Dr. João não poupou críticas aos métodos implementados pelo gestor de Cuiabá, na vacinação contra a covid-19.
De acordo com o parlamentar, em conversa com jornalistas, nesta terça-feira (8), nos corredores do Legislativo estadual, está na hora de descentralizar a aplicação do imunizante.
Ao lembrar que o imunizante precisa estar mais perto das pessoas, ao discordar das justificavas da prefeitura de que se a pessoa não comparecer em até dois dias para a vacinação, voltará para o fim da fila, perdendo a prioridade.
Dr. João faz parte de um grupo de deputados estaduais, mais ligados a Janaina Riva, que mesmo sendo do mesmo partido não apoiam a gestão de Emanuel Pinheiro.
“Nós precisamos de 70% da população vacinada para termos a 'famosa imunidade do gado por meio da vacinação. Nesse ritmo vai demorar muito. Nós temos falado na Comissão de Saúde desde o começo que deveria haver vacina nos postos de saúde [...] Eu acho que tem muita gente que mora na periferia, ou seja, em bairros mais distantes que têm que pegar dois ônibus para ir vacinar. Porque muitas vezes a pessoa não tem condições de pegar ônibus e ir vacinar”, defende Dr. João.
A alternativa, segundo o médico, é ir atrás dessas pessoas e levar a vacina para mais próximo dos bairros. “As cidades do interior estão fazendo isso, a assistência social vai atrás das pessoas. A assistência social devia ver essas pessoas em Cuiabá”, criticou o parlamentar.
O médico também acredita que há pouca divulgação sobre a importância da vacinação e como fazer o cadastro. O parlamentar indica que é ncessário informar melhor a população sobre o assunto.
“Você tem que ir atrás dessas pessoas. Colocar na televisão de hora em hora, chamar as pessoas para a vacina. A gente vê campanha de poliomielite e tal. E agora não está tendo. Quer dizer, até está tendo, mas muito pouquinho”.
O médico e deputado será o próximo entrevistado da live do O Bom da Notícia, com Edivaldo Ribeiro e Marisa Batalha nesta próxima quinta-feira(10).