Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2023, 09:15 - A | A

Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2023, 09h:15 - A | A

INVESTIMENTO

Contorno Norte de Cuiabá avança na construção de ponte

Da redação do Bom da Notícia com assessoria


O contorno rodoviário de Cuiabá avança para a construção de uma de suas principais obras de engenharia – uma das duas pontes a serem construídas sobre o rio Cuiabá. A fundação já foi lançada pela construtora. Ao total, a ponte terá 230 metros e vai ligar a região do Distrito de Sucuri (Cuiabá) à Passagem da Conceição (VG)

O contorno Norte ou rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande terá, ao total, 51,7 km. Desses, 21,5 km já estão em fase de obra ligando a BR-163/364 até a MT-251 (que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães). O investimento é de R$ 204 milhões e incluem pista dupla em pavimento rígido, além de uma trincheira sob a avenida Antártica e viadutos sobre a MT-010 (que liga Cuiabá ao Distrito da Guia) e a BR-163.
Presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), o senador Wellington Fagundes lembra se tratar de uma das mais importantes obras de infraestrutura do Estado, já que vai reorganizar o tráfego na região de Cuiabá. “A capital é o maior entroncamento rodoviário do Estado, por onde passam carros, ônibus e caminhões que trafegam do Sul, Sudeste e Norte do país”, diz. Além disso, o contorno Norte vai interligar vários bairros da capital e Várzea Grande.
“Por sua importância, essa obra foi colocada como prioridade pelo governo federal, por meio do Ministério dos Transportes”, diz.
O parlamentar lembra que o projeto começou em 2005, quando foi realizado um convênio com a Prefeitura Municipal de Cuiabá. Na época, foram construídos pouco mais de 10 km em pista simples. Depois disso, a obra passou a ser de responsabilidade do governo do Estado em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e recebeu recursos de R$ 70 milhões – boa parte deles viabilizada pelo senador Wellington Fagundes.
Apesar da garantia dos recursos, a obra ficou parada por 10 anos e só avançou recentemente, com a duplicação do trecho que já estava pronto e a execução de outro ligando o entroncamento da MT-010 (estrada da Guia) até a MT-251 (estrada da Chapada dos Guimarães).