Quarta-feira, 02 de Outubro de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 02 de Outubro de 2024, 17:43 - A | A

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2024, 17h:43 - A | A

COMPROMISSO

Aluízio Leite assume o compromisso de acabar com a taxa de religação de água na Câmara de Cuiabá

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

O ex-secretário de Cultura de Cuiabá e pré-candidato a vereador pelo PV, Aluizio Leite, assumiu o compromisso de acabar com a taxa de religação de aproximadamente R$ 81,00 e ainda reduzir o tempo de religação para 24 horas, caso seja eleito no pleito de 6 de outubro.

Atualmente, é cobrado uma taxa de R$ 81 e a volta do fornecimento pode demorar até cinco dias, quem sofre as consequências são os moradores especialmente em bairros periféricos.

“A água é um direito fundamental, e a população não pode ser penalizada com taxas abusivas e esperar dias para ter o serviço restabelecido. Vamos propor o fim da taxa de religação, fim do reaviso de débito e garantir que a água volte em até 24 horas após o pagamento, caso haja corte. Esse projeto visa beneficiar diretamente as famílias cuiabanas que mais sofrem com a demora e as cobranças desproporcionais”, disse.

“É uma vergonha o que a Águas Cuiabá cobra do consumidor para poder religar uma água que o consumidor deixou de pagar, às vezes por esquecimento, às vezes por dificuldade momentânea que cada um tem, de acordo com a realidade que uma família vive, trabalhadora, trabalhadora, que não pode ser penalizado. Se o consumidor tem sua água cortada, ele tem, ele recebe um reaviso de 14 reais e para religar a água ele paga uma multa, uma taxa de 81 reais. Isso é uma vergonha. É uma vergonha para quem não tem dinheiro”, acrescentou.

Leite promete lutar pela causa e cita que na telefonia já não existe mais a taxa de religação e que o mesmo pode ocorrer com a água que é essencial para a vida.

"Nós não vamos nos calar, e vamos merecer a confiança do eleitor que nos elegeu para representá-lo na Câmara de Cuiabá", disse o ex-secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Aluízio Leite, igualmente, candidado do PV na disputa por uma das 27 cadeiras da Casa de Leis cuiabana.

Ao explicar que sua primeira iniciativa na Câmara de Vereadores será cobrar o fim da taxa de religação de água para os consumidores de Cuiabá. A proposta pode vir por meio de um projeto de lei ou uma emenda.

"Isso poderá ser um projeto ou uma emenda ou uma. A ideoia é colocar fim a esta taxa absurda. Quero iniciar meu mandato como um vereador valente que possa fazer o enfrentamento necessário para acabar com essa pouca vergonha. Não é possível. Se foi extinta a taxa de religação do serviço de telefonia, por que nós não podemos também extinguir a taxa de religação de água? A empresa Águas Cuiabá tem obrigações. Água é vida. E com vida não se brinca", concluiu. 

Aluízio Leite Paredes é engenheiro agrônomo e advogado. Já atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, foi  delegado federal substituto do Ministério da Educação, em Mato Grosso. E também diretor de Administração Geral do Ministério da Educação, no estado.

Veja vídeo aqui