Há 12 anos atuando na advocacia e com histórico de participação ativa na 1ª Subseção da OAB de Rondonópolis, a advogada e professora de direito Aline Luciana da Silva Velho é candidata a secretária-geral adjunta na Chapa 1 – OAB Segue em Frente, liderada por Gisela Cardoso.
Facilmente reconhecida pelo seu turbante africano, Aline é uma mulher negra que tem orgulho de suas raízes e avalia que sua participação nesta eleição tem um significado social importante, ao lado da segunda mulher a presidir a OAB-MT em 90 anos de história.
“Minha participação na Chapa 1 é de projeção. Tenho convicção de que isso inspira muitas mulheres a virem fazer parte e somarem conosco. Nosso objetivo é ter uma advocacia representativa, afinal, nós, advogados e advogadas, somos um canal direto com a sociedade e, por isso, precisamos avançar de maneira intransigente na defesa das nossas prerrogativas. A participação de todos é fundamental, especialmente de nós, mulheres”, declara.
Há 12 anos na advocacia, Aline é a primeira advogada da família. Ela conta que se encontrou profissionalmente quando começou a atuar na defesa de mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Atuar na área de família e sucessões me motiva a levar o mínimo de dignidade e justiça para as mulheres”, destaca.
Formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012), Aline é especialista em Direito Civil e Empresarial, pós-graduanda em Direito de Família e pós-graduanda em Direito do Agronegócio pela UFMT.
Na 1ª Subseção da OAB Rondonópolis, cidade onde nasceu e reside, Aline atuou por cinco anos como defensora dativa no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB (TED), foi vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia (Cojad) (2017/2018), vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Processual (2019/2021) e secretária da Comissão de Defesa da Igualdade Racial (2019/2021). Neste triênio (2022-2024), está como diretora-tesoureira da OAB Rondonópolis.
Chapa 1 – OAB Segue em Frente
A Chapa 1, liderada pela candidata à presidência Gisela Cardoso, tem como candidato a vice-presidente o advogado e professor Giovane Santin. Já o advogado de Tangará da Serra, Josemar Carmerino, é o candidato a secretário-geral. O candidato a tesoureiro é o advogado Max Ferreira Mendes.
As eleições na OAB-MT serão realizadas no dia 18 de novembro, e nesta edição serão totalmente digitais, uma forma de garantir participação mais democrática da advocacia, que poderá votar de casa ou do escritório, bastando acessar com o token ou com login e senha.