O indígena Carlos Terena - idealizador e coordenador-geral dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas -,, será enterrado nesta segunda-feira (14), em Brasília, no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.
A cerimônia fúnebre está prevista para começar às 12h.
Da etnia Terena, Carlos veio óbito aos 66 anos, neste sábado (12), no Distrito Federal, em decorrência de complicações da covid-19. Ele estava internado há 17 dias em um hospital particular de Ceilândia.
Natural de Aquidauna (MS), Carlos também foi criador do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (Conplei), além de servidor aposentado da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Em nota, a comissão organizadora dos Jogos lamentou a morte do indígena. "Carlos Terena será sempre lembrado por sua coragem, intrepidez, inteligência e sabedoria ancestral [...] Deixa um grande legado de história e companheirismo".
Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas ocorrem desde 2015. Este ano, entretanto, a competição foi suspensa devido à pandemia de Covid-19. Carlos Terena considerava a realização dos jogos uma quebra de preconceitos. (Com infotmações do G1 DF)