Com sensibilidade, Andressa Borsato percorre com muita naturalidade pela arquitetura e suas vertentes, aguçando seu olhar para as artes, especialmente para a beleza que se materializa na harmonia das formas. A designer de interiores, que há oito anos acumula premiações e repertório cultural e científico em sua área, assina o ambiente Cura Galeria, da edição Casa Cor 2024, propiciando uma verdadeira conexão entre os espectadores e as obras assinadas por artistas internacionais, nacionais e regionais. Tudo tem um sentido e um propósito. Andressa construiu uma identidade própria na arquitetura e no design de interiores, estabelecendo significados, criando elos de equilíbrio, que se traduziram em elegância, contemporaneidade e beleza.
A mostra está aberta para visitação no Anexo da Arena Pantanal, em Cuiabá, e é uma oportunidade para contemplar o espaço assinado por Andressa Borsato, que se uniu a Haro Luxury, especializado em negócios de luxo, e D.E Design Atemporal. "O ambiente é um convite para a introspecção e possui o propósito de aproximar o público e a arte, ser um caminho, propiciando conexão, ampliando as possibilidades de conhecimento, de inserir obras de arte no cotidiano, oportunidade ainda pouco aplicada. A arte cura pessoas, cura alma, cura ambientes, tem o poder transformador de ressignificar", pontua ela, acrescentando que obras de arte são investimento em potencial, com valorização crescente.
Para se ter uma ideia da autenticidade do espaço, Cura Galeria possui em seu acervo, uma belíssima obra do artista Humberto Espíndola de uma fase anterior a sua inspiração na bovinocultura, que lhe deu fama nacional, o consagrando nas artes mato-grossense e nacional. Essa é apenas uma das raridades que fazem parte do espaço, que conta também com peça exclusiva do artista Adir Sodré, a linguagem estética da Sagrada Família pelas pinceladas de Carlos Araújo, entre outros nomes de referência.
Cada detalhe reafirma o talento de Andressa para a composição das artes em seus projetos. "Esta participação na Casa Cor 2024 tem um movimento interessante, pois foi na edição de 2016 desta mostra que ganhei minha primeira premiação, me inserindo no mercado. Depois, participei em 2018 e agora abraço o desafio da Galeria de Artes, que revela parte do amadurecimento deste repertório conquistado nesta quase uma década de trabalho profissional", acrescenta Andressa, que contabiliza dezenas de participações em painéis pelo Brasil e premiações, como a recebida pelo Núcleo Casa em Nova Iorque.
Com um currículo impactante, em que se sobressaem paixões por Design, Decoração e Moda, Andressa congrega esses elementos com muita fluidez. Ao se formar em administração (UFMT), se municiou de informações que lhe possibilitaram a criação de processos na elaboração e na execução de seus projetos, tanto assim, que ela é referência na entrega de suas obras pela sofisticação, pontualidade, acabamento e finalização.
Após concluir Design de Interiores na Academia Brasileira de Artes em São Paulo - ABRA, escola que lhe trouxe base teórica para sua criatividade, Andressa se especializou em Design de Mobiliário (Instituto Europeu de Design - São Paulo e Milão), Neuroarquitetura (IPOG), MBA em Arquitetura de Luxo (URM) e ainda Interior Designer for Professionals do renomado Istituto Marangoni, em Milão. Para aprimorar ainda mais suas competências, está cursando Arquitetura.
Para ela, todo conhecimento se soma a sua essência para aplicar no projeto arquitetônico, seja residencial ou comercial, os componentes que fazem sentido para o cliente. E justamente neste encontro de percepções, que o inédito acontece e nasce uma marca. "Para nós, o Haute Design é a perfeita intersecção entre o design, a exclusividade, a arte e a experiência humana. Por isso cada projeto do nosso escritório é único e surpreendente. É isso que materializamos para os nossos clientes", explica Andressa.
Assim como o ambiente Cura Galeria, que tem uma atmosfera de transformação sensorial, um dos temas que tem lhe conquistado a atenção é a neuroarquitetura, que estuda como o ambiente físico afeta nossas emoções e comportamento. Andressa explica que os espaços influenciam nossas ações, estimulando nosso cérebro até mesmo a estabelecer mecanismos para produção de hormônios. "É uma vertente da arquitetura que pode impactar para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida, podendo ser utilizada em todos os tipos de edificações, sejam ambientes internos ou externos".
Liderando uma equipe de diversos profissionais e um escritório de sucesso, Andressa Borsato Arquitetura e Interiores, ela faz planos para o próximo ano, como materializar mais projetos que traduzam sonhos de seus clientes, sempre primando pela excelência; percorrer novos caminhos, especialmente unindo forças ao marido Belchior Dallagnol na Haro Luxury, curadoria de artigos de luxo; compartilhar suas experiências com novos profissionais e, sobretudo, aplicar o que certa vez disse Oscar Niemeyer: Quando uma forma cria beleza tem na beleza sua própria justificativa.