Sábado, 07 de Setembro de 2024

O BOM DA VIDA Quinta-feira, 18 de Julho de 2024, 18:25 - A | A

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024, 18h:25 - A | A

VIVER CULTURA

Edital da Secel viabiliza nova temporada da peça Nepal, espetáculo premiado do Theatro Fúria

A peça será apresentada no sábado e domingo (20 e 21); edital Viver Cultura também possibilitou lançamento de EP da cantora Nega Lu

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

O edital Viver Cultura, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), viabiliza a nova temporada de Nepal, peça que ficou em cartaz entre os anos de 2000 e 2010, acumulando prêmios relevantes do teatro brasileiro. Com adaptações, o espetáculo do Theatro Fúria será apresentado neste sábado (20) e domingo (21), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.

Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no site www.theatrofuria.com. O público também tem a opção de contribuir voluntariamente, com qualquer valor, na campanha intitulada “Eu valorizo a arte”. Fazendo a contribuição, é possível concorrer a brindes e vantagens especiais para os próximos eventos do grupo teatral.

Em Nepal, o mundo acabou. Ou quase. Restam apenas duas pessoas que se encontram uma terra distante, em algum ponto do país homônimo. O espetáculo é encenado pelos atores Péricles Anarckos e Carolina Argenta, que interpretam os personagens Traço e Bathanagar. 

Somam ao Fúria nesta empreitada Caio Ribeiro, que compartilha a produção com Carolina Argenta; Natália Valentini (assistência de produção), Douglas Peron (cenografia), Ricardo Porto (sonoplastia), Everton Britto (iluminação) e Renato Medeiros (projeto gráfico).

Péricles, que também assina a dramaturgia e direção, relembra que viajou por mais de 18 estados brasileiros na primeira década dos anos 2000, ao lado do ator Giovanni Araújo. O dramaturgo adianta que não há alteração no texto, mas realça o novo instrumento que materializa os conflitos entre Traço e Bathanagar.

Aguçando a curiosidade, Péricles relembra que Bathanagar se apropria de um rio que é única fonte de água na região e assim, o curso d´água vira alvo do desejo de Traço, um andarilho que ali chega. Tal qual a primeira versão, eles lutam com cordas o tempo todo, mas a bacia de outrora deu lugar a uma máquina chovedora.  

Mais Viver Cultura: EP da cantora Nega Lu

O edital da Secel também possibilitou o lançamento do EP Visual “Estéreo” da cantora e compositora mato-grossense Nega Lu. Com quatro canções, o novo trabalho está disponível gratuitamente para o público em todas as plataformas de streaming.

No repertório, a artista apresenta canções que falam de amor em versos e batidas envolventes, duas delas com a participação da cantora Pacha Ana e do DJ Ah Gave. O EP visual contará ainda com vídeos, que foram filmados em Rondonópolis (MT), cidade natal de Nega Lu.  

Ao longo de sua carreira, Nega Lu recebeu vários prêmios em festivais de música e já lançou o álbum “Minha Ancestralidade”, o EP “Carne” e os singles Artista Sozinho e Vício.