Os últimos meses foram complicados para o trabalhador que enfrentou a paralisia econômica por conta da pandemia da covid-19, que resultou em um alto índice do desemprego. Assim, tornando-se um período de muita ousadia e coragem, para aqueles que se aventuraram no empreendedorismo e, melhor, que conseguiram se reinventar.
O cuiabano Carlos Jeronimo, bacharel em direito e produtor cultural há 18 anos, aproveitou o momento de desemprego em massa, para investir na oportunidade de criar o seu próprio bar, o Garden Pub.
Em razão de seu trabalho como operador de som e iluminação de eventos, Carlos frequentava vários bares, analisava o funcionamento de cada um e conhecia vários funcionários, alimentando assim, o sonho de ter seu próprio bar. Com o dinheiro obtido do imposto de renda, ele investiu na construção de seu sonho e o tornou um empreendimento familiar. E contratou alguns colegas de trajetória que estavam desempregados por conta da pandemia e agora, juntos, ao todo, nove funcionários e alguns freelances, como uma grande família.
Na situação que a gente ficou, senti compaixão por muitos conhecidos que ficaram em situações difíceis, tornando um dos motivos que me levaram a querer reinventar
O bar iniciou suas atividades em setembro de 2020, em Cuiabá, respeitando todas as regras de distanciamento e utilizando álcool em gel, devido ao cenário pandêmico.
“Além de procurar obter cumplicidade para trabalhar, tentei afunilar a equipe de funcionários para terem uma boa energia. Por conhecer vários bares, fui conhecendo pessoas e admirando seus trabalhos. Na situação que a gente ficou, senti compaixão por muitos conhecidos que ficaram em situações difíceis, tornando um dos motivos que me levaram a querer reinventar”, afirmou.
O bar
A vontade de ter um empreendimento constante deu origem ao Garden Pub, um bar com viés alternativo. O cuiabano que há 18 anos trabalha com teatro, conheceu e conviveu com diversos artista LGBTqia+ que possuem uma maneira de ver a vida diferente e que gostariam de ter um lugar alternativo para ir onde ‘os olhos dos outros’ não atrapalhem a felicidade deles. E, por achar normal e se indignar ao ver algum tipo de discriminação, Carlos criou o bar com o lema: ser livre.
“O meu conceito principal é que liberdade é tudo. Tanto a liberdade de expressão, quanto a liberdade individual. A Liberdade de opinião, liberdade política e liberdade a natureza”, disse.
Através de seu lema foram criados a logomarca e inspirou o espaço externo. O ambiente é aberto e possui muitas plantas, gramas e árvores. Respeitando também a pandemia, as mesas são bem espalhadas uma das outras e possui álcool em todas.
O bar apresenta a cultura regional misturada com outros ritmos, além de possuir obras de artistas plásticos, objetos antigos, trabalhar com palhetes e coisas recicláveis. E oferece música ao vivo, pois o proprietário diz que “tem muitos amigos músicos que estavam passando necessidade devido ao momento difícil, eles não estavam achando espaços para tocar e agora, surgiu essa oportunidade. Eu acredito que assim a gente começou a movimentar a economia para todos.”
Serviços
O bar está aberto ao público de quarta a domingo, das 17 às 23 com entrada limitada de clientes, trabalhando com movimento rotativo. O espaço se localiza na rua M, 96-146, Cachoeira das Garças. Para saber a programação dos dias e mais informações, acesse @ gardenpubcuiaba.