Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

ESPORTES Sexta-feira, 23 de Agosto de 2024, 12:24 - A | A

Sexta-feira, 23 de Agosto de 2024, 12h:24 - A | A

Esporte

Associação Shotokan promove primeiros exames de faixa do semestre

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

A Associação Centro América de Karatê Shotokan promove os primeiros exames de faixa do semestre: O primeiro exame será no sábado (24), para todas as academias e associações de Karatê filiadas à Shotokan, a partir das 8hs, no Centro de Treinamento (CT) Shotokan em Várzea Grande (ao lado do Posto Zero KM). A Associação espera atender de 30 a 40 alunos, com o objetivo de passar pela troca da faixa. Os exames serão desde a branca até a preta.

Entre os destaques estão os caratecas Arthur Pissutti e Miguel Ramazoti, ambos com 14 anos. Em novembro, eles vão tentar o bicampeonato mundial em Lima, no Peru. E uma das etapas dessa caminhada é a troca de faixa. Eles vão passar da marrom para a preta.

"Para a equipe técnica da Shotokan é um prazer encaminhá-los para a tão sonhada faixa preta, que para eles é onde começa todo o aprendizado e a prática da essência do carateca", destacou a sensei Vilda ao falar de Arthur e Miguel, que foram campeões mundiais em 2022, na disputa que ocorreu no Brasil, na cidade de Natal-RN.

Segundo o sensei Rodrigo de Souza, os exames de faixa tendem a ser bem rigorosos, pois os alunos precisam atingir média mínima nos três quesitos base do karate: Kihon, Kata, Kumitê.

“Além de se sair bem no exame, se tratando de alunos menores de idade, a Associação é rígida ao levar em consideração à assiduidade nas aulas de karatê, também o comportamento em casa com os pais e a performance na escola, dentro da sala de aula, levando em consideração os princípios que um karateca precisa ter além do bom desempenho no esporte”, alertou o sensei.

O sensei também explicou que a faixa branca à laranja, no karatê, é equiparada ao ensino fundamental nas escolas, a partir da faixa verde a marrom é equiparada ao ensino médio. E a partir da faixa preta, é como se finalmente o karateca chegasse à faculdade, sempre pronto para aprender e se capacitar mais como karateca.

Apoiam o exame de troca de faixas a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e o Posto Zero Kilômetro.

Projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte Cidadania Modulo IV é apoiado pelo Ministério do Esporte do Governo Federal pela Lei de incentivo aos Esportes, com aporte das empresas: Bom Futuro, Àster Máquinas, Agro Amazônica, VUON, COMPER, FORT Atacadista, Grupo Pereira, EMEAL Clacário e Mineração, REAL H Nutrição e Saúde Animal.