Componente de uma série de medidas de impacto que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para melhorar a assistência médica, os Mutirões, realizados pela Central de Regulação, vem garantindo celeridade, respeito e humanização às pessoas que aguardam por procedimentos na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá.
Essas premissas, instituídas no plano de governo, foram realçadas durante o 5º Mutirão de Consultas e Exames Especializados, realizado no sábado (26), no Centro de Especialidades Médicas (CEM), onde foram contempladas cerca 650 pessoas, subdivididas em 13 especialidades. Dentre elas: ortopedia, oftalmologia, ginecologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, dermatologia, gastrologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, psiquiatria, psicologia, neurologia, pneumologia e nefrologia.
De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Lileine Silva, a ação vem sendo desenvolvida mensalmente e as consultas ofertadas são realizadas por médicos e especialistas da rede para dar andamento às demandas represadas.
“Chegamos na 5ª edição comemorando resultados maravilhosos, pois iniciamos com pacientes de 2015 e já avançamos para atendimentos de pacientes com solicitação do final de 2017 e 2018. A meta agora é diminuirmos esse tempo de espera para no máximo 90 dias, que é o período digno de promoção e diagnóstico de saúde”, explica a coordenadora.
Moradora de Várzea Grande, a dona de casa Marlene Araújo, de 61 anos que aguardava há seis meses por uma consulta especializada com endocrinologista, comenta o reflexo do Mutirão em sua vida.
“Já cheguei a esperar dois anos e meio por uma consulta com psicólogo e também para fazer outros exames. E só nessa gestão eu já fui beneficiada três vezes pelos mutirões. No primeiro, onde fiz a tomografia no hospital São Benedito, recentemente pelo Núcleo de Psicologia e agora fui contemplada pelo endocrinologista. Fui bem atendida em todos os Mutirões. O prefeito Emanuel Pinheiro está de parabéns. Que Deus o abençoe para continuar ajudando quem tanto precisa da Saúde Pública de Cuiabá”, comentou.
ABSENTEÍSMO
Embora os números obtidos nos Mutirões sejam considerados satisfatórios, o superintendente da Central de Regulação, João Milanez salienta que as ações têm capacidade para atender mil pessoas por evento. Entretanto, o índice de absenteísmo (pessoas que confirmam, mas não comparecem para o procedimento) ainda é preocupante para a gestão.
“No sábado poderíamos ter atendido mais 350 pessoas, afinal trabalhamos toda a logística do evento para mil. Mas, a exemplo das demais edições, cerca de 27,5% das pessoas que confirmaram presença não vieram. Cabe ressaltar que seguimos a ordem cronológica da fila e, para a realização do Mutirão, nossa equipe técnica entra em contato com esses pacientes, e informam a não obrigatoriedade do comparecimento. Mas, à medida em que este confirma e não vem, ele tira a oportunidade de outra pessoa ser contemplada.
“Nosso objetivo é ofertarmos celeridade e humanização ao máximo de pessoas possíveis. Para isso, precisamos da compreensão para que nenhum convocado falte aos eventos. Dessa forma, conseguiremos conhecer a demanda real e atender com o máximo de celeridade todas as solicitações da nossa unidade”, finalizou Milanez.