Dois garotos morreram supostamente após ter contraído leptospirose – resultante da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados. Um terceiro paciente que estaria sendo atendido no Pronto-Socorro de Cuiabá (PSC), segue sendo observado pelos médicos, com a hipótese de também estar com a doença. Os três seriam alunos de uma mesma escola do município de Colniza (859 a Noroeste).
Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos.
Segundo a Vigilância de Saúde de Juína (MT), exames iniciais comprovaram que os dois adolescentes morreram por causa da doença. Contudo, foram colhidos materiais que foram enviados para um laboratório fora de Mato Grosso e na sequência, a análise será encaminhada para o Ministério da Saúde (MS), a fim de obter uma melhor apuração dos fatos.
Mas, conforme apurou O Bom da Notícia, na manhã desta terça-feira (17), equipes da Saúde de Colniza estão reunidas com representantes do Estado, no Hospital André Maggi, e por isso não se pronunciaram ainda sobre os casos. Todavia, a técnica administrativa da secretaria do município informou que os setores competentes irão fazer um comunicado para esclarecer o assunto. Ambas as pastas estão sob a competência da secretária Célia Márcia Nunes, Daiany Christina de Araújo e Gesse Jhames Lins, respectivamente dentro da hierarquia.
A reportagem também tentou checar as informações acerca do paciente transferido para o Pronto-Socorro de Cuiabá, mas foi informada pela assessoria da Saúde da Capital, que sem a identificação do menor, não é possível descobrir nada em relação, haja vista que familiares de pacientes internados na unidade, vetaram a divulgação de informações.
Em razão do não esclarecimento dos casos, a reportagem também não conseguiu falar com nenhum representante da escola em que os garotos estudavam. Dois deles são irmãos e a família seria moradora de uma comunidade rural de Colniza.
Vale ressaltar que ações de prevenção como saneamento básico e a devida fiscalização em ambientes escolares, podem restringir infecções e doenças de contaminação.
Leptospirose
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.