Levantamento realizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), aponta que o número de atendimento de casos suspeitos de dengue e chikungunya em hospitais associados ao sindicato em Cuiabá, seguiu em crescimento no mês de fevereiro no comparativo com janeiro deste ano. Em uma das unidades o aumento de casos de chikungunya foi de 125%.
Em duas unidades que participaram do levantamento houve aumento no número de casos de chikungunya de 119% e 125% na comparação entre janeiro e fevereiro. Os dois hospitais também registraram aumento nos casos de dengue em relação ao mês anterior, sendo 38% e 242% respectivamente.
Apenas uma das unidades registrou queda no atendimento de casos suspeitos das doenças, sendo 26% de queda em relação a chikungunya e de 76% nos casos de dengue.
O médico e presidente do Sindessmat, dr. Altino José de Sousa alerta para que diante do aumento no número de casos que a população redobre os cuidados para prevenir a doença.
“Notamos que apesar de haver uma variação entre as unidades pesquisadas, o aumento nos casos de chikungunya chama atenção e faz com que a população continue com os cuidados para prevenir que a doença ocorra. Vale ressaltar que em janeiro tivemos uma explosão de casos, e ainda assim, em fevereiro os números continuam subindo, isso mostra que a situação ainda é de alerta”, explicou.