Sábado, 07 de Setembro de 2024

CIDADES Terça-feira, 19 de Outubro de 2021, 09:18 - A | A

Terça-feira, 19 de Outubro de 2021, 09h:18 - A | A

NA MADRUGADA

Ar-condicionado pega fogo em Hospital Geral e pacientes são transferidos

O Bom da Notícia

Na madrugada desta terça-feira (19) pacientes do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) foram removidos às pressas, após incêndio em uma das alas da enfermaria. O fogo começou em ar-condicionado e se alastrou rapidamente, mas não houve feridos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado no primeiro andar da unidade de saúde após a explosão de um compressor do ar condicionado. As chamas se espalharam rapidamente.  A Polícia Militar foi acionada e foi a primeira equipe a chegar no local. Os pacientes começaram a ser retirados do hospital.

Na sequência, o Corpo de Bombeiros chegou com várias viaturas. Foi preciso fazer a transferência dos pacientes para outros hospitais. Com isso, foi necessário um trabalho rápido do Samu, que disponibilizou várias ambulâncias. Várias ruas da região Central de Cuiabá, foram fechadas para que o trajeto das ambulâncias fosse mais tranquilo.  Não houve feridos por conta do incêndio. O fogo foi controlado e os bombeiros fazem o trabalho de rescaldo.

Em nota, o HG explicou que para segurança e conforto dos pacientes por conta do cheiro de fumaça, alguns foram transferidos para o antigo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) e Hospital Estadual Santa Casa. Todos pacientes removidos são adultos e devem voltar para a unidade em breve.  

A direção do hospital informou que o fogo começou por causa de curto circuito em ar condicionado e que a brigada já tomou as medidas iniciais até a chegada dos bombeiros. Um dos militares precisou de atendimento médico ao relatar dores do peito por ter inalado fumaça.

NOTA DO HGU

A direção do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá informa que na noite de ontem, por volta das 23h30 teve um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado de uma enfermaria do primeiro andar que estava vazia, o que gerou um pequeno foco de incêndio, sendo rapidamente identificado pela nossa brigada de incêndio que tomou as medidas iniciais de combate ao fogo e rapidamente foi controlado pela atuação eficaz e primorosa do Corpo de Bombeiros.

Após vistoria e constatação de que os danos foram apenas nesse local, a instituição foi higienizada e os pacientes retornaram aos seus leitos.

Nenhum paciente ou colaborador sofreu quaisquer danos e os pacientes em UTI não precisaram ser removidos.

Para maior conforto, 19 pacientes foram transferidos pela equipe do SAMU para as enfermarias do antigo PSMC e Hospital Estadual Santa Casa. Eles devem retornar ao HG ao longo do dia de hoje.

Agradecemos também o apoio da polícia militar e dos nossos colaboradores que foram ágeis e não mediram esforços para garantir a tranquilidade e normalidade diante desta situação.