Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024

ARTIGOS Domingo, 22 de Setembro de 2024, 10:23 - A | A

Domingo, 22 de Setembro de 2024, 10h:23 - A | A

LUCIANO SOUZA DE ARRUDA

Você não é Homem!

Acredito que muitos assistiram na TV e nas redes sociais o conflito entre dois candidatos à Prefeitura de São Paulo durante um debate. Chamou-me a atenção a frase: “Você não é Homem!”. O que é ser Homem?Bem, vamos tentar buscar algumas ideias sobre.Homem aparece muitas vezes na Bíblia como sinônimo de ser humano. Nesse sentido, homem inclui pessoas tanto do sexo masculino quanto feminino, criados à imagem de Deus, com capacidade racional, espiritual e relacional. Outras vezes, o termo homem designa o sujeito do sexo masculino na idade adulta.

O homem é um ser social, segundo Aristóteles, pois é de sua natureza viver em sociedade e, ao buscar a felicidade, ele só a encontra na convivência humana. Isso quer dizer que nós precisamos estar com outras pessoas, para conversar, dar risada, ir ao cinema, etc.

Na perspectiva do senso comum, homem, masculinidade é frequentemente associada a características de dominação, competição, agressividade e outros, mas pertencer ao sexo masculino não implica ser detentor de tais características.

Sabemos que é uma afronta sem precedente o ser humano do sexo masculino, macho, convicto, dizer ao outro do sexo masculino que ele não é homem. Aqui, há milênios de hermenêutica, interpretação e História da humanidade.

Nós poderíamos dizer que nada justifica a violência. Entretanto no Código, Direito Penal, é sabido que a violenta emoção pode provocar o cometimento de crimes. Quando se trata de homicídio ou lesão corporal, pode servir de causa de diminuição da pena (art. 121, § 1.º, e art. 129, § 4.º, CP), embora nesses casos exija-se 'domínio' de violenta emoção 'logo após' injusta provocação da vítima.

Toda ação tem uma reação.Paro por aqui a minha reflexão, pois tive uma epifania agora. Epifania? Sim.... É um sentimento que expressa uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. Jesus de Nazaré me fez lembrar que “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Mateus 22:37–39. Seremos capazes de fazer isso?Precisamos mais refletir, exercitar e praticar o amor ao próximo, o respeito e a tolerância. Que Deus nos ajude a não voltar para a idade primitiva e das trevas. 

 

LUCIANO SOUZA DE ARRUDA é professor e Servidor Público, Advogado, Filósofo, Teólogo, Cientista Político e Mestrando em Teologia.Facebook: filosofo atual   Instagram: proflucianoarruda