O ser humano busca a plenitude e a felicidade, mas para chegar a esse objetivo é preciso ter harmonia entre a parte espiritual, emocional e física. Essa busca deve ser construída com o fortalecimento da autoestima e é uma construção interna, de dentro para fora. A estética adequada é um dos elementos que traz esse bem-estar ao indivíduo.
Quando as pessoas não se conhecem, o cartão de visita é a imagem pessoal. Ela transmite o nível de bem-estar e a satisfação de cada um.
O visagismo é um elemento importante na construção da autoestima. Ele é um estímulo de fora para dentro. Não se trata de seguir padrões estéticos pré-estabelecidos e sim, de valorizar aspectos do próprio indivíduo para que ele possa se sobressair na multidão, sair da manada.
Para a efetiva adequação da imagem é preciso encontrar a resposta para a pergunta: o que você deseja conquistar com sua imagem pessoal? A imagem pessoal é um pontapé para conseguir seu objetivo. Após a adequação o indivíduo passa a ser visto com outro olhar. Por isso, a necessidade da clareza na resposta sobre o desejo do que transmitir com a imagem pessoal.
O visagismo é uma harmonia entre corte de cabelo, cor e vestimentas. É uma adequação de imagem que provoca mudanças seja no âmbito profissional ou familiar. Saí aquela imagem fragilizada e permite que o indivíduo passe a se posicionar perante a sociedade com autoconfiança. O autoconhecimento interno e o visagismo precisam caminhar lado a lado, para que essa mudança seja real e poderosa e se sustente a longo prazo na vida do indivíduo.
Quando a pessoa está com a autoestima baixa é preciso sair da zona de conforto e buscar profissionais qualificados, que ajudem a aflorar a personalidade e deixá-la mais forte.
Mulheres que estão com a autoestima muito baixa geralmente não sabem o querem expressar. É um processo de reabilitação estética, que gera autoconfiança, autoestima e autoconhecimento.
Quando a pessoa se olha no espelho e a imagem não está positiva, tudo que está lá dentro também não funciona. Porém, quando ela começa se cuidar, percebe a melhora na autoestima e o forte vínculo entre a imagem pessoal e o emocional.
A pandemia foi um baque na autoestima das pessoas. Elas ficavam em casa de pijama, um pouco desleixadas. Voltar para vida real e se recolocar socialmente com uma imagem adequada pode ser complicado. Muitas pessoas estão tendo dificuldades para se readaptar, estão com autoestima baixa e não estão se cuidando como deveriam.
Mas existe uma forma de se encontrar e se recolocar. Para isso, é preciso se valer de todas as possibilidades que se tem em volta. Se armar de autoestima, autoconhecimento, visagismo e terapia. Nunca podemos desistir de nossos objetos. Fracassar não é a pior tragédia, mas desistir é.
*CAROL BISPO é visagista formada pela Philip Hallawell e hair designer da escola Internacional Pivot Point, além de designer de cachos Devacurl e graduanda em Psicologia. Instagram: @carolbispo_visagista. RENATA MULLER é psicóloga e atua há 23 anos como especialista em avaliação psicológica. Ajuda mulheres a fortalecer a autoestima e autoconfiança para assim construírem relacionamentos felizes e saudáveis. Atendimento on-line @nanathamuller