Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019, 12:01 - A | A

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019, 12h:01 - A | A

FEVEREIRO TEM NOVA ETAPA

Projeto Ribeirinho Cidadão completa 12 anos de prestação de serviços comunitários

Izabel Barrizon, da Redação

Atualizada - O Projeto Ribeirinho Cidadão completa em 2019, 12 anos de atendimentos às comunidades ribeirinhas na baixada cuiabana. Comunidades em Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) e Barão de Melgaço (113 km ao sul), por exemplo, serão mais uma vez beneficiadas com o trabalho realizado pelo Poder Judiciário e Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, em parceira com diversos órgãos, que levam serviços de saúde e cidadania aos moradores.   

 

Este ano, o projeto inicia em 4 de fevereiro, com solenidade em Santo Antônio do Leverger. Na data, parceiros realizarão a etapa fluvial do projeto, que através de barcos chegam às comunidades remotas onde ocorrerá um mutirão e casamento social, além de prestação de serviços de saúde. 

 

A etapa fluvial segue até o dia 14 de fevereiro, com encerramento da prestação de serviços em Poconé.

 

A comunidade Olho D’Água é a primeira a receber a segunda etapa do projeto, a terrestre, iniciada em 17 de fevereiro. Essa etapa segue atendendo a população ribeirinha até o dia 25, quando encerra as atividades na comunidade Porto de Fora.   

 

O projeto   

 

Realizado pelo Poder Judiciário e Defensoria Pública do Estado, o projeto Ribeirinho Cidadão tem a finalidade de promover a integração de moradores que vivem as margens do Rio Cuiabá, garantindo acesso à serviços de saúde e cidadania, direito previsto em nossa constituição.

 

Parceiros e serviços prestados 

 

Cerca de 40 instituições, que incluem órgãos estaduais e de iniciativa privada prestam serviços voltados à cidadania, como os ofertados pelo Judiciário, incluindo guarda, pensão alimentícia, separação, dentre outras demandas, além de serviços de saúde, como oftalmologia e de conscientização socioambiental, com atividades voltadas para crianças por meio de jogos. 

 

Através da parceria do governo do Estado, que coloca à disposição do evento, várias secretarias, as comunidades têm acesso a serviços como os prestados pelo Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), além de parcerias privadas, como os de laboratórios.