Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

BRASIL & MUNDO Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018, 11:14 - A | A

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018, 11h:14 - A | A

TIROS EM ESTRASBURGO

Atirador que matou 2 na França tem 27 condenações em 3 países

G1

O homem que abriu fogo no mercado de Natal de Estrasburgo na noite de terça-feira (11) tem 27 condenações por crimes comuns cometidos na França, na Alemanha e na Suíça, de acordo com o procurador-geral francês, Rémy Heitz. Durante o ataque que deixou dois mortos e vários feridos, ele gritou "Allahou akba" (Deus é Grande). Chérif C, de 29 anos, segue foragido.

 

"Cherif C. nasceu em 24 de fevereiro de 1989, em Estrasburgo. Ele é bastante conhecido dos serviços de polícia e da Justiça por ter praticado crimes comuns, principalmente por envolvimento em roubos e violência. Seu histórico criminal tem 27 condenações por crimes comuns cometidos em quase todos na França, mas também na Alemanha e igualmente na Suíça", afirmou Heitz.

 

O procurador afirmou que ele já foi preso várias vezes e está na ficha "S", que indica tendência à radicalização e, por isso, era acompanhado pela serviço de inteligência francês (Direção Geral de Segurança Interna, o DGSI).

 

Segundo ele, o suspeito gritou "Allahou akbar" (Deus é grande) durante a ação. Foi uma discussão dele com um taxista que permitiu que ele fosse identificado. Ele levava uma arma de fogo e uma faca.

 

O suspeito ficou ferido ao trocar tiros com a polícia. Nas buscas, foram mobilizados 350 policiais e gendarmes, apoiados por dois helicópteros e soldados da operação militar de vigilância antiterrorista.

 

Quatro pessoas "próximas" de Chérif C. foram detidas durante a noite para interrogatório na cidade de leste da França.

 

O ministro do Interior da França, Christophe Castaner, anunciou o reforço o alerta antiterrorista no país para o nível "urgência por atentado" - o mais alto -, o que implica controle reforçado nas fronteiras, um aumento na segurança dos mercados de Natal e uma mobilização ainda maior do dispositivo antiterrorista em todo o território.