Na rotina de pets não convencionais, um dos mamíferos mais atendidos sem dúvidas são os hamsters, principalmente o anão russo. Esse bichinho encanta principalmente as crianças por ter uma forma pequena e absurdamente fofa e ele é, de fato, irresistível. No entanto, precisamos estar atentos a alguns fatores: na minha rotina, eu costumo ter uma conversa bem descontraída para tocar em um ponto muito importante, que é sobre longevidade do paciente.
Sim, é muito difícil para mim - como médica veterinária - falar para o tutor/responsável que seu animalzinho de apenas dois anos é muitoooo idoso. E isto principalmente para crianças, precisa ser pontuado com muito cuidado, afinal o animalzinho faz parte da família e existe amor, apego e companheirismo.
Costumo dizer que o que precisamos fazer é entender a fisiologia de cada bichinho que queremos criar e fornecer o melhor que podemos para que a vida dele seja incrível, feliz e saudável.
Outro ponto que sempre repito é que percebo que muitas crianças perdem o “interesse” no animal por terem dificuldade em manejar o bichinho.
Comumente escuto queixas como "ele me morde todas as vezes que tento pegar" e "ele passa a maior parte do dia dormindo", e isso geralmente acontece porque os hamsters anões russo são muto-o e podem demonstrar alguns comportamentos “agressivos” em alguns momentos. Apesar disso, costumam ser dóceis.
Dica importante: evite colocar dois hamsters do mesmo sexo em um único recinto.
Esses são alguns dos motivos que sempre converso com todos, que é muito importante conhecer o temperamento do animal antes de adquirir, para evitar abandono caso não haja adaptação do mesmo. Esses animais não podem ser soltos na natureza, pois são animais exóticos.
Sobre alguns aspectos fisiológicos, é importante ressaltar que os Hamsters possuem período de atividade noturno, logo é quando estará mais ativo e brincando com os utensílios disponíveis (por exemplo, a rodinha). Portanto, precisamos estar atentos a alguns acidentes, pois como são bem ativos à noite/madrugada, podem se acidentar e os responsáveis não notarem no momento.
A expectativa de vida de um hamster é de aproximadamente dois anos, possui metabolismo acelerado, pesa normalmente cerca de 50 g e é um animal sensível a estresse, logo, todo cuidado é pouco e, ao notar qualquer sinal de alteração, deve-se levar o animal ao médico veterinário.
E, sim, eu amo essas fofuras e a criação com crianças pode ser incrível se entendermos as limitações e conhecer o manejo correto.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado para deixar o seu pet feliz!
Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram !
Fonte: IG PET