O vereador em exercício, Robinson Cireia (PT), defende a realização de concurso público para que a Guarda Municipal seja efetivada em Cuiabá. Para isso, convidou o sociólogo Lúcio Andrade, atual Ouvidor Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, para fazer uso do espaço da tribuna livre, em sessão da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (03.03).
Durante a sessão, Lúcio Andrade expôs a realidade e necessidades do efetivo policial em Cuiabá, bem como o atual modelo de segurança municipal realizado por meio de Termo de Cooperação Técnica entre o executivo municipal e o Executivo Estadual.
A Guarda Municipal de Cuiabá está prevista na Lei Complementar 352/2014 do município, que já foi sancionada e aguarda, agora, a regulamentação da abertura de 200 vagas para o cargo e a posterior criação de concurso público pelo executivo municipal.
Para o vereador Robinson Cireia, a pauta é essencial por conferir mais segurança pública, valorizar os trabalhadores e trabalhadoras do setor e ainda enfatizar a necessidade do cumprimento da Lei Complementar que constituiu a Guarda Municipal de Cuiabá.
“Além do concurso, é necessário valorizar as carreiras e a estrutura para o trabalho das corporações, garantindo qualidade de vida tanto para policiais, quanto para a população”, destaca o vereador.