Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2024

POLÍTICA Domingo, 11 de Março de 2018, 06:00 - A | A

Domingo, 11 de Março de 2018, 06h:00 - A | A

BASTIDORES

Três vereadores pleiteiam presidência da Câmara de Cuiabá

Kamila Arruda, da Redação

A cinco meses da eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá, três vereadores tentam viabilizar seu nome para a disputa pelo comando da Casa de Leis. Trata-se de Renivaldo Nascimento (PSDB), Misael Galvão (PSB) e Gilberto Figueiredo (PSB).  

 

Destes, apenas o parlamentar tucano é veterano. Renivaldo está em seu segundo mandato como vereador e atualmente ocupa cargo de primeiro vice-presidente do Parlamento Estadual. Dentre os três postulantes ao cargo de presidente, ele é o parlamentar que mais aglutina apoio dos demais.  

 

Apesar de ter sido o segundo vereador mais votado no pleito de 2016, Misael tem muita dificuldade em emplacar o seu nome na disputa. Prova disso é que, assim que se consagrou como parlamentar ele tentou entrar na disputa, mas não obteve êxito.  Inicialmente, o socialista chegou a conseguiu o apoio de alguns parlamentares que acabaram abrindo de seu projeto depois que o Justino Malheiros (PV) entrou na disputa.  

 

Já Gilberto Figueiredo terá dificuldade por conta de sua postura na Casa de Leis. Desde que foi eleito ele tem atuado de formas independente, optando por não ficar nem na base do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) e nem do lado da oposição.  

 

A eleição para a escolha da nova Mesa Diretora ocorre em agosto deste ano. Um grupo de vereadores chegou a cogitar a possibilidade de vir a adiantar o pleito, mas desistiram após a Justiça barrar a mesma manobra na Câmara de Várzea Grande.