Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

POLÍTICA Sábado, 24 de Julho de 2021, 12:00 - A | A

Sábado, 24 de Julho de 2021, 12h:00 - A | A

NA LIVE DO BOM

Para elevar inclusão e ampliar diálogo, vereadora optou por realizar mandato coletivo

Marina Cintra/ O Bom da Notícia

A vereadora Edna Sampaio (PT) pontuou nessa quinta-feira (22), que optou por construir um mandato com diretrizes coletivas. Apostou na adesão e colaboração da sociedade civil, com o poder público, para contribuírem juntos, decisões com a representante política durante seu mandato.

Afirmando, inclusive, que a ideia do mandato coletivo não é uma questão de marketing político, mas uma nova maneira de fazer política, pautada na abertura do diálogo com a população, aumentando a inclusão para avaliarem, de fato, os políticos. A afirmação foi feita durante a live do site O Bom da Notícia. 

Nós temos uma dinâmica que visa ampliar a participação no mandato, ou seja, fazer com que não seja um mandato somente de uma pessoa. Pois, uma pessoa, por melhor que ela seja, ela não é melhor do que pode produzir uma coletividade. Nós acreditamos muito nisso e a política  precisa ser feita para envolver as pessoas

“Nós temos uma dinâmica que visa ampliar a participação no mandato, ou seja, fazer com que não seja um mandato somente de uma pessoa. Pois, uma pessoa, por melhor que ela seja, ela não é melhor do que pode produzir uma coletividade. Nós acreditamos muito nisso e a política  precisa ser feita para envolver as pessoas”, pontua.  

Segundo a vereadora, o mandato coletivo é constituído por um conselho fiscal que, a cada 15 dias, reúne apoiadores do mandato para discutir estratégias e ações políticas. Além deste conselho, há uma assembleia de covereadores e covereadoras, formados por pessoas que se voluntariaram para ajudar a construir o mandato. A cada 3 meses, o conselho se reúne para prestação de contas dos recursos de verba indenizatória e deliberar quais ações serão priorizadas.

“No mandato tem a vereadora, que é a representante legal e que foi eleita  para exercer a função legislativa, mas ele vai muito além das coisas que a vereadora fez na Câmara Municipal”, esclarece.  

Dentre as pautas de sua equipe multidisciplinar estão a luta pelos direitos da população LGBTQIA+, questões feministas, ambiental, dos servidores públicos e da igualdade de gênero. Cada tema foi proposto no decorrer da campanha política como questões fundamentais a defender.

“Nós temos um planejamento que começou na campanha e, depois do começo do mandato, nós tivemos uma priorização. Por isso, cada tema tem um GT, que são pessoas co-vereadoras e co-vereadores que nos ajudam a pensar esse tema e são pessoas para as quais nós encaminhamos os projetos”, disse. 

Edna Sampaio acentua que se orgulha de compartilhar o poder com outras pessoas, pois 'tudo que é coletivo é mais duradouro e consegue refletir em mais vidas'. Ainda que admita - em tom de brincadeira -, que produzir, coletivamente, é um trabalho árduo, pois às vezes gera desentendimento, já que a unânimidade é algo difícil.

“Mas tem uma coisa que acho fundamental nesta participação, a descoberta que política também é lugar de afeto. Assim, as pessoas, em todos os espaços são afetadas de forma positiva ou negativa. Eu procuro sempre afetar positivamente a minha equipe. Assim, busco me colocar na posição de líder e não de chefe. A liderança é aquela que consegue manter o ânimo das pessoas para fazer o que elas sabem fazer de melhor”, finaliza. 

Veja na íntegra a live: