Sábado, 18 de Maio de 2024

POLÍTICA Domingo, 05 de Maio de 2024, 13:38 - A | A

Domingo, 05 de Maio de 2024, 13h:38 - A | A

‘NENHUMA PROSPEROU’

Governador diz que deu certo posição do Estado de tolerância zero para invasões de terras

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

Em entrevista ao videocast Macro em Pauta, da Revista Exame esta semana, o governador Mauro Mendes (UB) disse que a postura de tolerância zero para invasões de terras adotada em Mato Grosso deu certo. Ao apontar que das 43 tentativas registradas no Estado, todas foram revertidas em menos de 24 horas.

“Eu falei. No meu Estado se tiver uma invasão chama a polícia pois em 24 horas eles vão lá e arrancam os invasores. Não deixo consolidar. Em 24 horas a polícia tira qualquer um de propriedades alvos destas invasões, sejam grande, média ou pequena”, disse Mendes. 

“E fato é que nesses mais de um ano que nós declaramos tolerância zero nessas invasões de terras, houveram 43 tentativas registradas pela polícia. Sabe quantas prosperaram? Zero. Foram 130 pessoas e veículos presos”, acrescentou.

E como a decisão deu certo, Mendes garante que a tolerância zero vai continuar no Estado. “Vamos continuar tendo tolerância zero a invasões e protegendo todos os cidadãos de bem, no campo ou na cidade”, complementou.

Vale lembrar que em 6 de fevereiro do ano passado, o governo sancionou a lei que estabelece punições a invasores de propriedades privadas rurais e urbanas no estado.

A Lei nº 12.430 de 2024, que pune invasores de terras, é de autoria do deputado estadual Claudio Ferreira (PL/MT).

De acordo com a lei, os ocupantes comprovadamente ilegais e invasores de propriedades privadas serão impedidos de receber auxílio e benefícios de programas sociais do Governo do Estado, de tomarem posse em cargo público de confiança e de contratarem com o Poder Público Estadual.