Domingo, 12 de Janeiro de 2025

POLÍTICA Terça-feira, 13 de Agosto de 2024, 11:50 - A | A

Terça-feira, 13 de Agosto de 2024, 11h:50 - A | A

PARTICIPAÇÃO PÍFIA

Max lamenta que única deputada esteja fora da Mesa e defende mais mulheres na AL-MT

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

Em entrevista à Rádio Cultura FM nesta segunda-feira (12) o deputado estadual Max Russi (PSB) defendeu o aumento do número de deputadas mulheres na Assembleia Legislativa a partir do próximo pleito. Atualmente a Casa tem apenas Janaina Riva (MDB), e com a nova Mesa Diretora que toma posse em 2025, não há nenhuma mulher na composição.

“Eu defendo que na próxima legislatura seja 50% homem, 50% mulher, os partidos precisam colocar mais mulheres nas disputas e não apenas para preencher cota”, disse.

Por conta de ter apenas uma mulher na Assembleia, Max - que comandará a Assembleia no biênio 2025 a 2027 - ainda lamentou que a única parlamentar, a deputada emedebista Janaina Riva, não esteja na composição da Mesa Diretora. Após vários altos e baixos na disputa pela Primeira-Secretaria da Casa Janaina, ao final, se abdicou da disputa em favor de um consenso e foi substituida pelo colega de partido, Dr. João. 

“Janaina já foi duas vezes vice-presidente nesta Casa e a Legislação não permite que ela dispute o mesmo cargo. Na minha visão pelo tamanho que ela tem hoje só poderia ser os cargos de presidente e primeira-secretaria. Como a presidência ficou comigo, inclusive, com o apoio dela e como não deu certo a articulação que ela buscava acho que ela fez certo em não participar da Mesa, assim como outros deputados. Eu também no lugar dela faria a mesma coisa”, explicou.

A maioria do eleitorado mato-grossense é composto por mulheres. Do total de 2.266.325 eleitores cadastrados no Estado, 1.139.780 são do sexo feminino, o que corresponde ao percentual de 50,2%. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Partindo desses dados Max que é, igualmente, presidente estadual do seu partido, acredita que a sigla possa sair com um maior número de mulheres eleitas no pleito municipal de 2024.

“A chapa de vereadores em Cuiabá tem bem mais mulheres competitivas do que o mínimo que a lei obriga. Eu acredito que o PSB será o partido que mais vai eleger prefeitas e vereadoras em Mato Grosso”, finalizou.