Mais de 300 mulheres advogadas se reuniram em Cuiabá, na noite desta segunda-feira (11/11), para demonstrar apoio para a candidata à presidência da OAB-MT, Gisela Cardoso. O evento, realizado na Casa Sede, foi um momento de compartilhar experiências, informações, ideias e sugestões para a próxima gestão da Ordem.
Gisela Cardoso é candidata à reeleição pela Chapa 1 – OAB segue em frente. O pleito eleitoral na OAB-MT será realizado na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro.
“O evento reuniu advogadas apoiadoras da Chapa 1, que ratificam a liderança de Gisela Cardoso como uma mulher corajosa, forte, independente e eficiente. Mulheres que apoiam outra mulher que passou a dizer não às violências e ingerências sofridas dentro da OAB-MT”, destacou uma das organizadoras do encontro, a advogada Jamille Clara Adamczyk.
Além de agradecimentos por ter aproximado mais a Ordem das advogadas e aberto as portas para que a mulheres advogadas ocupassem espaços de poder, o evento trouxe clima de exaltação à coragem de Gisela Cardoso de enfrentar um grupo, formando em sua maioria por homens, que está no comando da OAB-MT há mais de 20 anos, sem dar espaço para renovação.
“Foi um encontro lindo, intenso, uma união indescritível. Temos que agradecer a Gisela por todo apoio a nós, de mãos dadas com as mulheres advogadas”, declarou Aline Barin Nespoli.
A advogada Dhaiane Laura destacou o trabalho na defesa e implantação da paridade e inclusão que Gisela tem feito dentro da OAB-MT. “Foi maravilhoso prestigiar esse lindo evento com Gisela, essa advogada incrível destemida, guerreira e que está lutando por uma OAB cada vez melhor, mais inclusiva, justa e acolhedora”.
Para Eusimara Ribeiro Picolo, Gisela trouxe as advogadas para mais perto da OAB, “criando um espaço de acolhimento, representatividade e fortalecimento na advocacia, por isso vamos seguir com ela”.
PROPOSTAS
Além de reforçar sua atuação em defesa da voz ativa da mulher na advocacia mato-grossense, Gisela reforçou suas propostas de valorização e proteção às mulheres, especialmente em áreas como prevenção e combate à violência e ao assédio moral e sexual.
Entre estas propostas está a de ampliar os canais de denúncia de violência doméstica, como o canal “Você não está sozinha”, por intermédio da Comissão da Mulher advogada e Ouvidoria da mulher. Também é proposta de Gisela instituir auxílio financeiro para advogadas vítimas de violência. oméstica