A Assembleia Legislativa realizará nos dias 7 e 8 deste mês o VI Simpósio da Dislexia de Mato Grosso. As inscrições estão disponíveis neste link.
Trata-se de uma iniciativa liderada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que alcança o sexto ano seguido de realização, diante do interesse do parlamentar em manter a educação inclusiva no debate político.
O evento começa às 7h na Sala das Comissões - 202 - da Assembleia Legislativa. No período das 9h às 10h haverá um fórum com o debate “Dislexia e as Políticas Públicas” com a participação dos deputados Wilson Santos e Janaina Riva (MDB).
Haverá a participação on-line da deputada federal pelo Piauí, Rejane Dias (PT) e do deputado federal pelo Paraná, Diego Garcia Podemos, e também do deputado estadual pela Bahia, Paulo Câmara (PSDB).
Também participará do debate a deputada federal pela Argentina, Karina Banfi.
Presença internacional
No período das 14h às 15h, haverá o debate “dislexia e as políticas de educação inclusiva” que contará com a participação de estrangeiros que atuam em defesa do tema.
Haverá a participação da presidente da Associação Brasileira de Dislexia, a fonoaudióloga Maria Ângela Nico, a presidente da associação da dislexia de Buenos Aires (Argentina), Letícia Altuna, a professora do Departamento de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, Helena Serra, e também de Vânia Pavão, essa última professora do curso de graduação em fonoaudiologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Abertura e palestras
O VI Simpósio da Dislexia será aberto oficialmente a partir das 19h do dia 7 no plenário da Assembleia Legislativa com duas palestras.A primeira será conduzida pelo publicitário de São Paulo, Felipe Ponce, com o tema “Como ser aluno com dislexia no Brasil”.
A segunda abordará o tema “Educação e os Impactos no retorno às aulas” com a Doutora em Neurociências e pesquisadora da Unicamp (Universidade de Campinas), Sylvia Ciasca.
Debates e minicursos
O segundo dia do VI Seminário da Dislexia ocorre no dia 8 de outubro com o tema “Dislexia e as Políticas Públicas em Mato Grosso” que vai ter o deputado Wilson Santos como mediador e a participação dos secretários de Estado Alan Porto (educação), Gilberto Figueiredo (saúde) e Rosamaria de Carvalho (Assistência Social).
A partir das 14h, começará seis minicursos na plataforma EAD (Educação à Distância) da Escola do Legislativo com os seguintes temas:
• “Como construir um plano de aula inclusivo”,
• “Educação Matemática: é possível aprendizagem socioemocional e estimulação das funções executivas”
• Tertúlia Dialógica Literária – uma estratégia para estudantes disléxicos
• A importância do treinamento auditivo para pessoas com dislexia
• Identificando crianças com sinais de dislexia
• Dificuldades e dislexia: equipe interdisciplinar e a saúde mental
Haverá ainda duas palestras, a partir das 19h, com os temas “Educação Inclusiva é preciso” e “Dislexia no Brasil e seus impactos sociais”.