A 39ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, com sede em Cuiabá, realiza cerimônia pública de carga e lacre das urnas eletrônicas para as Eleições Municipais de 2024, a partir das 8h desta terça-feira (17.09). O ato ocorre no Depósito de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que fica na Casa Democracia, em Cuiabá.
Acompanharão a cerimônia de carga e lacre a juíza da 39ª Zona Eleitoral, Suzana Guimarães Ribeiro, e a promotora eleitoral, Marcia Borges Silva Campos Furlan.
Durante a cerimônia de carga e lacre, cada urna, até então sem dados, é configurada para determinada seção eleitoral. Primeiro, o servidor da Justiça Eleitoral insere na urna, por meio de um cartão de memória, alguns dados, entre eles, nome do candidato, cargo que disputa, número de identificação e as inscrições eleitorais dos eleitores que votam na referida seção.
Em seguida, é realizado o teste da urna para verificar se os dispositivos estão funcionando, como o teclado, visor, impressora e avisos sonoros. Feito isso, todos os compartimentos da urna são lacrados e o equipamento já identificado (município, local de votação e sessão eleitoral), é guardado na caixa. Ao final da cerimônia, na presença de todos, é realizada uma auditoria por amostragem das urnas preparadas, na qual algumas urnas são sorteadas para passar por verificação da autenticidade dos aplicativos, das assinaturas digitais e a própria votação é testada.
Serviço:
O que – Cerimônia pública de carga e lacre das urnas eletrônicas da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá
Quando – 17/09/2024, a partir das 8h
Onde – Depósito de Urnas, na Casa da Democracia, prédio anexo ao TRE-MT, em Cuiabá.