Infelizmente, muitos cães estão propensos a desenvolverem certas doenças de pele, e isso acontece com mais frequência do que muitos pensam.
Apesar da queda de pelo ser um sinal bem claro de que algo não está bem, as doenças de pele em cães podem atacar o animal com pelo mais brilhante e saudável.
Claro que, isso não significa que você deve deixar de cuidar da pelagem do seu amigo de quatro patas, mas é importante ter em mente que outros cuidados também são necessários para evitar algum incômodo no seu pet.
Esses problemas podem ser causados por diversos fatores, mas possuem um tratamento simples se forem aplicados rapidamente.
Caso o tratamento demore para acontecer, é provável que a situação fique mais difícil de ser revertida.
Por isso, listamos algumas das principais doenças de pele que os cães podem apresentar e como tratá-las.
-
Parasitas
As doenças mais comuns em cachorros com certeza se devem aos parasitas, como pulgas e carrapatos. Eles se alimentam do sangue do pet, o que gera uma coceira, vermelhidão e algumas feridas.
E, graças a essas feridas, os cachorros podem acabar contraindo verminoses ou outras doenças que os parasitas carregam.
Nestes casos, o ideal é dar um banho com produtos específicos para acabar de vez com o problema. O ambiente em que o cão fica também deve ser bem higienizado para evitar uma nova infecção.
Investir em coleiras especiais ou sprays anti pulgas e carrapatos também podem auxiliar na prevenção dos parasitas.
-
Sarna
A sarna é outra doença bastante conhecida pelos donos de cachorros. Ela é causada por um ácaro que se aloja na pele do animal. Ela possui dois tipos:
A Sarna Demodécica é causada por um ácaro chamado “demodex canis”. Seu principal sintoma é o excesso de queda de pelo perto dos olhos do cão e extrema coceira. Esse tipo de sarna não é transmissível para os humanos.
Contudo, a Sarna Sarcóptica é bem mais perigosa que a demodécica. Além de causar vermelhidão e queda de pelo, crostas vermelhas também podem aparecer na pele do cão. Diferente da outra, essa pode ser transmitida para humanos.
Em ambos casos, o tratamento deve ser feito com medicações orais, sempre prescritas por um médico veterinário.
-
Dermatite Canina
A Dermatite Canina pode ser caracterizada por qualquer inflamação na pele do cachorro, causando vermelhidão e pequenas feridas.
Elas são mais comuns em algumas raças, mas nenhum cão está 100% protegido contra esse mal. O diagnóstico será feito por um veterinário, por isso, ao menor sinal de problemas de pele no seu cão, leve-o para o médico.
O tratamento irá variar com qual foi a causa da dermatite canina, então, em muitos casos, pode ser que banhos com shampoo específicos sejam recomendados.
No caso de ser um problema alimentar, a ração hipoalergênica pode ser indicada.
Para evitar este problema, banhos regulares, garantir que o pelo permaneça bem seco e manter os brinquedos e a casa higienizados podem ser bons hábitos.
-
Micose
A Micose é uma doença causada por um fungo e pode ser transmitida para os humanos e outros animais que convivem com o cão.
O principal sintoma dessa doença é uma lesão avermelhada que vai crescendo conforme o tempo vai passando. Esse problema é bem comum quando a imunidade do cão está baixa.
O tratamento pode ser feito por cremes ou pomadas específicas. Em outros casos, remédios orais também podem ser indicados pelos veterinários.
-
Piodermite Canina
A Piodermite Canina é causada por bactérias, que são outro fator muito forte para causar problemas na pele dos cães. A bactéria Staphylococcus pode se proliferar rapidamente em organismos com a imunidade baixa, causando assim uma infecção.
Os cães podem apresentar sintomas como: coceira, feridas e falhas na pelagem. Essa doença é mais vista em animais de raças como Poodle, Bulldog Inglês, Pastor Alemão, Golden Retriever e Labrador.
Nesse caso, shampoos e sprays serão prescritos, além de antibióticos e outros remédios que os veterinários podem indicar.
-
Alergias
Muitos cães também podem ter alguma reação devido à exposição a fungos, ácaros, poeira e até mesmo alguns alimentos.
Caso seja uma reação alérgica, o cão tende a se coçar muito, além das lambidas aumentarem bastante e as mordidas serem frequentes no local.
O tratamento poderá ser feito de acordo com a causa, mas os veterinários poderão ministrar antibióticos ou anti-histamínico, para aliviar as coceiras e melhorar a alergia num todo.
-
Alopecia
Essa doença dermatológica é caracterizada pela extrema queda de pelo do cachorro, e pode ser causada por estresse, falta de vitaminas ou distúrbios neurológicos.
Se você notar que o seu pet está perdendo mais pelos que o normal, leve-o para fazer uma checagem e conferir qual a causa do problema.
Mantenha as visitas ao veterinário
Não é difícil encontrar tutores de animais que só levam seu pet ao veterinário em alguma emergência. É de extrema importância que as visitas ao veterinário sejam recorrentes.
Muitas doenças, inclusive as dermatológicas, podem apresentar sinais mais discretos. Por isso, muitos tutores descobrem que há algo de errado muito tempo depois. Quando descoberta precocemente, as chances de cura são bem mais altas.
Em momentos de urgência, procure uma clínica veterinária 24h, para que seu pet seja atendido por bons profissionais o mais rápido possível.