Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quinta-feira, 22 de Agosto de 2024, 11:58 - A | A

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2024, 11h:58 - A | A

Saúde

Número de casos de miopia deve dobrar e cirurgia simples e eficaz pode acabar com problema

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

Uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que em pouco mais de duas décadas um em cada dois brasileiros terá problemas causados por erros de refração nos olhos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. A situação atinge atualmente cerca de 59 milhões de brasileiros e, se as previsões não são animadoras, a boa notícia é que os avanços da medicina possibilitaram o desenvolvimento de um procedimento cirúrgico seguro, efetivo e cada vez mais acessível.

Estes problemas, explica o médico Renato José Bett Correia, do Hospital Visão, acabam afetando as pessoas até mesmo na realização de tarefas cotidianas e o aumento no número de casos, constatado pelo crescimento da busca por parte das pessoas de consultas médicas, está de alguma forma relacionada com o uso cada vez maior e mais frequente de telas. “Há uma perda significativa na qualidade de vida, já que estes problemas criam um enorme desconforto na realização de coisas simples, como ler um livro, enxergar os nomes nas placas de ruas e avenidas e gerando dificuldade em caminhar com segurança no período noturno”, ressalta Bett.

As cirurgias refrativas, destaca o médico, são procedimentos oftalmológicos que visam corrigir erros de refração no olho, como miopia (dificuldade em ver objetos distantes), astigmatismo (visão borrada devido a irregularidades na curvatura da córnea) e hipermetropia (dificuldade em ver objetos próximos). Esses procedimentos ajustam a forma da córnea para que a luz seja focada corretamente na retina, resultando em uma visão mais clara.

Além da melhoria na qualidade de vida, com a eliminação da dependência de óculos e lentes de contato, o procedimento hoje é considerado extremamente seguro, com alta taxa de sucesso e baixíssimo risco de eventuais complicações. “A maioria dos pacientes experimenta uma melhoria notável na visão logo após a cirurgia, com resultados que podem durar muitos anos”, completa Renato.

O procedimento, salienta o médico, é indicado para pessoas com mais de 18 anos, com prescrição estável de óculos ou lentes de contato por pelo menos um ano. “Uma avaliação oftalmológica completa é essencial para determinar a elegibilidade do paciente e o tipo de procedimento mais adequado para cada caso”.

Inaugurado há 15 anos, o Hospital Visão conta com profissionais referência no tratamento e na prevenção contra doenças oftalmológicas. Além dos consultórios, o hospital conta com toda a estrutura e equipamentos de ponta para a realização de exames e procedimentos cirúrgicos.