A Rede de Supermercados Comper abriu o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, com a 10ª edição da campanha Lenço Solidário-Doe cor para uma vida. Com uma trajetória de sucesso ao longo de nove anos, a iniciativa tem como objetivo arrecadar lenços, chapéus, boinas, turbantes e perucas para doar para pessoas em tratamento oncológico.
A instituição escolhida neste ano para receber as doações foi a AAPOC - Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá.
A gerente regional de Operações da Comper em Mato Grosso, Izilda Maria da Silva, esteve presente no lançamento da campanha, na loja do Comper Alzira Santana em Várzea Grande e destacou a importância da ação. Ao estimular os clientes a contribuírem, com lenços e acessórios novos ou usados em bom estado, a campanha não só promove a solidariedade, mas também ajuda a criar um senso de comunidade.
Izilda deixou claro o papel sócio responsável do Comper, empresa do Grupo Pereira e disse ser uma honra dar início a mais uma edição da campanha Lenço Solidário.
Nos últimos 9 anos a gerente destaca que nas lojas do Comper em Cuiabá é Várzea Grande, arrecadou-se uma quantidade significativa de doações dos vários itens solicitados que, com certeza, fizeram a diferença na vida de muitas pessoas em tratamento oncológico. Este ano o Comper espera envolver ainda mais os colaboradores e estimular os clientes que sempre tem respondido positivamente.
O sucesso da campanha Lenço Solidário reflete não apenas o compromisso da Comper com a responsabilidade social, mas também a solidariedade de seus clientes. A responsável pela área de eventos do Comper, Lídia Liandro, disse que a expectativa é que esta 10ª edição inspire ainda mais pessoas a se unirem a essa causa nobre, e que até o dia 31 de outubro, data do encerramento da campanha façam suas doações, pois terá pontos de arrecadações em todas as lojas Comper de Cuiabá e Várzea Grande. “Juntos, podemos fazer a diferença e promover um Outubro Rosa ainda mais solidário”, destacou confiante.
Janaina Santana presidente da AAPOC ressaltou a relevância da doação de lenços e outros acessórios para as pessoas em tratamentos oncológicos. A instituição assiste cerca de 300 pacientes, e as doações destes itens são essenciais para a autoestima dos que estão em tratamento oncológico.
Janaina deixa claro que a doação vai além de um simples gesto de doar, por exemplo um lenço, enfatiza que o que se dá na realidade é a esperança. Ela que é paciente oncológica desde 2016, quando detectou câncer de mama, acredita que a campanha tem valor agregado no sentido da autoestima e da dignidade. Isso porque muitos dos assistidos enfrentam desafios não apenas físicos, mas também emocionais. A aparência é uma parte importante da identidade, e a perda de cabelo, frequentemente associada à quimioterapia, pode impactar profundamente a autoestima.
A parceria entre a Comper e a AAPOC, através da campanha Lenço Solidário, busca criar um laço de solidariedade, reforçando a importância da empatia e do cuidado mútuo. A presidente concluiu, convidando a todos a se unirem nesta causa. “Cada lenço, e outros acessórios fazem uma diferença significativa na jornada de tratamento dos pacientes oncológicos”. Cada peça doada, entretanto, é um gesto de carinho e solidariedade que demonstra que não se está sozinho na luta contra o câncer.
Após a campanha os lenços e acessórios serão entregues aos pacientes no ITC- Instituto de Tumores e cuidados Paliativos, e também para todos pacientes oncológicos que procuram pela AAPOC.
Sobre a AAPOC
A AAPOC foi criada em 2020 com o objetivo de amparar pacientes com diagnósticos oncológicos em Cuiabá, Desempenha um papel fundamental no apoio a homens, mulheres e crianças diagnosticadas com diferentes tipos de câncer. Atualmente, a associação atende cerca de 300 assistidos, oferecendo suporte essencial durante o tratamento e recuperação.
O trabalho realizado pela AAPOC é muito relevante, pois vai além da assistência médica. Eles se dedicam a encaminhar os pacientes para os tratamentos adequados, fornecendo um suporte integral que inclui acompanhamento psicológico e emocional.
No trabalho direto com pacientes oncológicos, a AAPOC realiza campanhas de conscientização, orientações jurídicas e apoio material. Essa abordagem holística garante que todos os pacientes, independentemente de seu estado de saúde ou tipo de tratamento, recebam o apoio necessário durante uma fase tão desafiadora de suas vidas. O compromisso da AAPOC em tratar todos os pacientes com dignidade e respeito é um exemplo inspirador de solidariedade e empatia.
Sobre o Grupo Pereira:
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2024. Atualmente, conta com mais de 19 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem 123 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 60 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 21 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens e 2 postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.
O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.