Não é novidade que estilos e batidas musicais podem mudar o humor e o estado emocional dos ouvintes, mas de que forma a música pode afetar crianças e adolescentes?
Conforme pesquisa da Queen’s University Belfast, da Irlanda, a terapia musical diminui a depressão em crianças e adolescentes que apresentam problemas emocionais e comportamentais. O estudo feito com 251 crianças e jovens, entre 2011 e 2014, comprovou as vantagens da musicoterapia para esta faixa etária e que seus efeitos se estendem por longo prazo.
Outros benefícios constatados pela pesquisa são de que a terapia musical também auxilia no tratamento de jovens com problemas relacionados ao álcool e drogas. Bem como, têm resultados positivos na redução da ansiedade, raiva e estresse.
“Além da sensação de bem-estar, do efeito terapêutico, a música contribui diretamente para a disciplina, foco e concentração na infância e adolescência. A busca pelo aperfeiçoamento nas aulas mantém os jovens envolvidos e, inclusive, estimula o desenvolvimento escolar”, explica o proprietário da Escola de Música IGC de Cuiabá, Manoel Izidoro.
*Escola ICG*
Com mais de 40 anos formando músicos na capital mato-grossense, a Escola de Música ICG oferta aulas de canto, violão, piano, bateria, teclado, saxofone, órgão, guitarra, cavaco, baixo, entre outros instrumentos. No local também é ministrada a musicalização infantil.
Para saber mais entre em contato pelos números: (65) 3359-3481 / 99966-6279.